Rotativo em Teresópolis: prefeitura divulga como serão isenções e descontos para moradores
Aqueles que não possuem garagem terão direito a uma vaga por domicílio; veja como fazer o cadastro
.jpg)
A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, divulgou as novas diretrizes para o funcionamento do sistema de Estacionamento Rotativo na cidade.
De acordo com a Lei Complementar nº 315/2023, publicada no Diário Oficial da última semana, estarão isentos do pagamento da tarifa, os moradores de imóveis sem estacionamento, mediante um cadastro, para vagas até 500 metros na mesma rua dos seus domicílios, limitado a um veículo por unidade habitacional.
Além disso, os moradores do município que tiverem veículo com placa de Teresópolis terão desconto de 30% na tarifa de estacionamento na chamada ‘Zona Comercial’.
Assim, o valor de R$ 2,50/ hora, cobrado no período das 8h30 às 18h30, de segunda a sábado, para os moradores de Teresópolis será de R$ 1,75/ hora.
Lembrando que o período mínimo é de meia hora, com cobrança fracionada. Todas as vagas terão tolerância de cobrança de 15 minutos. A partir daí, será cobrado o valor estabelecido por lei para a respectiva zona de cobrança de tarifa.
A lei também determina a gratuidade para os idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência, desde que estacionem seus veículos nas áreas delimitadas.
Os motociclistas deverão estacionar exclusivamente em áreas previamente demarcadas e, nestes locais, não pagarão tarifa.
Como se cadastrar
Moradores sem estacionamento
A prefeitura informou que o cadastro deve ser feito assim que começar a cobrança no próximo dia 27, das seguintes formas:
Secretaria Municipal de Segurança Pública (avenida Lúcio Meira, 375 – antigo fórum – Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Online por meio do site da prefeitura. Veja abaixo o passo a passo:
- Clicar em ‘protocolo’
- Preencher as lacunas
- Clicar em informações
- Selecionar Secretaria de Segurança Pública
- Clicar na opção Cadastro de Moradores para Gratuidade – Novo Promaj Rotativo
- Preencher os dados e anexar a documentação necessária
- Clicar em ‘protocolar’
Documentos necessários para fazer o cadastro
Documento do veículo do proprietário do imóvel
IPTU que comprove que o mesmo não possui garagem
Comprovante atual de residência no nome do proprietário
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Fase educativa
A fase de testes, com treinamento prático dos jovens nas vias começou na segunda-feira, 17, e a previsão é que o serviço seja iniciado oficialmente, com cobrança do uso das vagas nas áreas sinalizadas, no próximo dia 27 - quinta-feira da semana que vem.
O pagamento da tarifa poderá ser feito por meio de cartões de débito ou crédito, com os jovens do Novo Promaj, nos parquímetros ou via PIX - por meio do aplicativo DigiPare.
O pagamento em dinheiro será aceito somente nos estabelecimentos comerciais credenciados, que serão divulgados em breve, ainda de acordo com a prefeitura.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.