Atraso no pagamento de médicos paralisa parcialmente atendimento na UPA de Nova Friburgo
Prefeitura diz que realizou repasse, dentro do prazo, para OS responsável pelo pagamento de funcionários
Pacientes que procuraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, nesta quarta-feira, dia 9, foram surpreendidos com a paralisação dos atendimentos médicos.
Os profissionais alegam atraso no pagamento dos salários.
Apenas atendimentos de urgência e emergência estão sendo feitos na unidade. Os demais são encaminhados para o Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro.
Por telefone, uma funcionária da unidade confirmou ao Portal Multiplix a veracidade das informações e disse que o atendimento só será normalizado quando o vencimento dos profissionais for regularizado.
A representação do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) na cidade também disse por telefone que, por ora, não irá se posicionar a respeito.
Já a prefeitura, por meio de nota, informou que os repasses mensais para a Organização Viva Rio – organização social responsável pela gestão da unidade e pagamento dos funcionários - foram realizados dentro dos prazos, seguindo o que é preconizado no contrato entre as partes. E ressaltou que cabe à OS a organização e a execução do pagamento aos funcionários.
Prefeitura alega ter feito repasse, dentro do prazo, para OS responsável pelo pagamento de funcionários | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Veja nota na íntegra:
A Prefeitura de Nova Friburgo informa que os repasses para a Organização Social Viva Rio, que é a responsável pelo pagamento dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino, foram realizados dentro dos prazos, seguindo o que é preconizado no contrato entre as partes. Cabe, portanto, à OS a organização e a execução do pagamento aos funcionários.
Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com a Viva Rio para entender o que havia ocorrido. De acordo com a organização, os médicos da unidade estariam atendendo somente pacientes classificados como vermelhos e amarelos. Entretanto, ainda segundo a OS, as devidas medidas estão sendo tomadas junto aos servidores da UPA para a regularização do serviço e a efetuação do pagamento, que estaria atrasado em um dia, já que o 5º dia útil do mês é hoje, 9 de novembro.
Para que os friburguenses não fiquem sem assistência em saúde, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará disponibilizando o apoio dos profissionais médicos do Hospital Municipal Raul Sertã.
A reportagem também entrou em contato com a Organização Social Viva Rio e aguarda o posicionamento da OS a respeito das alegações.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.