Búzios registra primeiro caso de varíola dos macacos
Informação foi confirmada nesta quinta-feira, 14, pela Secretaria Municipal de Saúde
Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, registra o primeiro caso de varíola dos macacos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 14, pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a prefeitura, trata-se de um homem de 40 anos, morador do balneário e que havia voltado de uma viagem a Barcelona, na Espanha. O paciente foi atendido na Policlínica do bairro Manguinhos no dia 7 de julho.
Diante da suspeita, as equipes acomodaram o morador em uma sala especial para análise clínico-epidemiológica e para fazer a coleta de material para exames. Logo após, o paciente foi encaminhado para isolamento domiciliar e assim evitar o contágio para outras pessoas.
Ainda de acordo com a prefeitura, o quadro de saúde do homem é estável, e a Secretaria Municipal de Saúde monitora o caso.
“Não há motivos para pânico, a varíola dos macacos é uma doença que tende a ser leve e, geralmente, os pacientes se recuperam em algumas semanas sem tratamento específico, apenas com repouso, muita hidratação oral, além de medicações para diminuir o prurido e controle de sintomas como febre ou dor. Este é, até o momento, o único caso registrado em Búzios, e as medidas de segurança foram tomadas rapidamente e está controlado. A Secretaria de Saúde está, desde que os primeiros casos surgiram na Europa, preparada para lidar com essa demanda”, disse o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, tranquilizando a população.
Os principais sintomas da varíola dos macacos são febre, dores de cabeça, nas costas e nos músculos, cansaço, calafrios e lesões na pele. A Monkeypox é semelhante à varíola humana, que foi erradicada em 1980.
A prefeitura pede que em caso de percepção dos sintomas da doença, o morador procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, dando prioridade para as policlínicas ou o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). Estes locais possuem instrumentos específicos para a realização dos exames.
O estado do Rio já confirmou 45 casos de monkeypox. Os dados oficiais apontam que até a última quarta-feira, 44 notificações foram registradas na Região Metropolitana e, uma, na Região dos Lagos.
O Brasil tem 310 casos confirmados da varíola dos macacos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
A Secretaria Estadual de Saúde reforça que embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.