MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Em carta aberta, enfermagem denuncia falta de pagamento e problemas no Raul Sertã em Friburgo; prefeitura nega

Manifesto fala sobre assédio moral, perseguições, além de precariedades dentro do hospital

Por Kessia Coutinho
18/10/23 - 12:20
Enfermagem denuncia falta de pagamento e problemas no Raul Sertã em Friburgo; prefeitura nega Auxiliares, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Raul Sertã divulgaram carta aberta | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Profissionais do quadro de auxiliares, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, divulgaram uma carta aberta à população sobre a falta de pagamentos e problemas que estariam sendo enfrentados dentro da unidade. A prefeitura nega todas essas informações.

A equipe da enfermagem começa o comunicado da seguinte forma:

A saúde não é prioridade em nosso município. Nós, que somos o coração de uma equipe de saúde, dedicamos nossos esforços ao Hospital Municipal Raul Sertã, ao lado dos pacientes que estão sob nossos cuidados.

Na carta, os profissionais se dirigem diretamente aos usuários do serviço e falam sobre o cenário precário que o hospital e os trabalhadores estariam passando:

Falta o básico: materiais, medicamentos e equipamentos. Infelizmente, a ausência de comprometimento da prefeitura não nos permite trabalhar com dignidade para cuidar de você, da sua família e de todos que precisam do nosso atendimento e atenção.

No manifesto, eles afirmam ainda que profissionais estariam sofrendo "perseguições e assédio moral":

Vocês lembram da pandemia da Covid 19? Naquela época, trabalhamos incessantemente e fomos até reconhecidos como heróis. Mas hoje, não somos tratados com o respeito e enfrentamos perseguições e assédio moral por reivindicar o que é nosso por direito: o piso nacional da enfermagem e melhores condições de trabalho.

No mês passado, profissionais da cidade fizeram protestos cobrando o pagamento do piso e se reuniram com o prefeito para tentar resolver a situação.

Parte da categoria afirma que não recebeu os valores e ressaltou a falta de comprometimento do governo municipal:

Importante enfatizar que o reajuste provém de verbas federais e a ineficiência da prefeitura tem nos privado do devido recebimento desses recursos. Estamos sofrendo com o descaso.

Por fim, os profissionais pedem o apoio da população:

Essa carta é um pedido de apoio, para que você também junte-se à nossa luta para que a saúde seja prioridade. Buscamos justiça para nós e para vocês que dependem do Hospital Municipal Raul Sertã. Agradecemos a confiança que a população sempre depositou em nós e reiteramos nossos compromissos em cuidar de todos os friburguenses.

O que diz o governo municipal

À reportagem, a prefeitura de Nova Friburgo informou nesta quarta-feira, 18, que não há falta de medicamentos ou materiais no Raul Sertã:

Desde o início do atual governo, um dos principais objetivos da gestão foi abastecer o Hospital Municipal Raul Sertã com medicamentos e itens essenciais para o cuidado da população friburguense e de toda a região, visto que a unidade é porta aberta. Portanto, em grande parte dos itens não há faltas, mas aqueles que não se encontram no estoque da unidade, estão sendo substituídos por itens correspondentes.

Sobre o pagamento do piso, a prefeitura nega que exista qualquer tipo de omissão e afirma que as irregularidades serão resolvidas:

O município fez e está fazendo a sua parte, enviando a tabela ao Ministério da Saúde, que é o responsável pela depuração dos dados e o envio da verba. Agora, para o próximo mês, a prefeitura aguarda o envio da nova tabela e também da verba, na expectativa de sanar aqueles que o sistema ainda detecta com irregularidade.

A nota também ressaltou a importância dos profissionais de enfermagem e disse que a prefeitura está aberta para conversar:

A Secretaria Municipal de Saúde reitera a importância da classe da enfermagem dentro do fluxo do SUS e que Nova Friburgo foi o primeiro município da Região Serrana a efetuar o pagamento do complemento do piso salarial. A pasta está aberta ao diálogo com os profissionais visando resolver qualquer tipo de situação.

A prefeitura finaliza negando as denúncias de assédio ou perseguição:

A acusação de perseguição é totalmente inverdade e vai contra os valores dos gestores e do governo municipal.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.