Governo do RJ acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados
Decisão sobre liberar ou não o item de proteção caberá a cada município do estado
O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou que vai publicar em edição extra do Diário Oficial nesta quinta-feira, 3, um decreto que acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A decisão de liberar ou não cabe agora aos municípios.
Segundo o governo estadual, a medida ocorre porque o estado tem alta cobertura vacinal e há municípios com baixo risco para a doença.
Porém, o estado justificou o fato de ter delegado a decisão para cada cidade porque ainda há regiões que estão saindo da atual onda da Covid.
Mas, independentemente da decisão tomada por cada secretaria municipal, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, pediu que pessoas com sintomas da doença continuem usando o item de proteção.
“Recomendamos que pessoas com sinais e sintomas respiratórios mantenham o uso da máscara se forem entrar em contato com outras pessoas. O ideal é que essas pessoas façam isolamento”, disse.
A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com as prefeituras das maiores cidades das regiões Serrana e dos Lagos para saber se pretendem desobrigar o uso das máscaras e aguarda retorno.
Máscaras ao ar livre já tinham sido liberadas
Desde outubro do ano passado, o uso das máscaras ao ar livre já tinha sido liberado pelo governo estadual.
Na época, o avanço da vacinação e a queda no número de casos do coronavírus foram as justificativas para a medida.
Monitoramento de casos vai continuar
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que seguirá com o monitoramento dos indicadores e a atualização semanal dos Mapas de Risco por região e por município para subsidiar as decisões das prefeituras.
Ainda segundo a SES, as medidas poderão ser revistas caso haja mudança no cenário epidemiológico da Covid-19 no estado.
Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.