Hemocentro de Friburgo faz mutirão de doação de sangue neste sábado
Veja o que é necessário para participar da ação voluntária na cidade
O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins em Nova Friburgo, na Região Serrana, vai fazer nesse sábado, dia 26, um mutirão de doação de sangue, das 8h às 11h30h.
Dia 25 de novembro é o Dia Mundial do Doador de Sangue e a coordenadora administrativa do hemocentro, Danielle Gonçalves Nazareth, espera receber cerca de 80 doadores e aumentar o estoque de sangue na cidade.
Fazemos o mutirão de doação aos sábados, dando essa opção para quem não consegue comparecer durante a semana. Doar sangue é uma oportunidade para as pessoas ajudarem a salvar vidas.
Todos os tipos sanguíneos são necessários para aumentar o estoque do banco de sangue do município, que atende outros 14 da região.
A expectativa é que, com esta ação, a unidade possa regularizar o estoque, que está muito baixo, devido ao aumento na demanda por transfusões.
Todos os tipos de sangue estão abaixo do nível adequado, mas todos os tipos com Rh negativo (A-, B-, O- e AB-) estão em níveis críticos. A presença dos doadores, segundo a prefeitura, é fundamental para reverter esse quadro.
Doação pode ser feita até 11h30 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Normalmente, o Hemocentro de Nova Friburgo funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30. A unidade fica anexa ao Hospital Municipal Raul Sertã.
Para ser doador de sangue é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde.
No mutirão, a pessoa deve apresentar um documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos. A primeira doação deve ter sido antes do doador completar 60 anos.
Para os menores de idade, é necessário estarem acompanhados do pai ou da mãe.
Não é necessário estar em jejum para a doação de sangue | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing só pode doar sangue 12 meses após a realização do procedimento. Já quem fez endoscopia, pode doar após seis meses.
O voluntário não deve ingerir alimentos gordurosos, como leite e seus derivados, antes da doação.
Não é necessário estar em jejum e o doador deve ingerir bastante água nas 24 horas que antecedem o processo.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.