Nova Friburgo tem um caso suspeito de coronavírus
Informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira pela prefeitura; entenda a situação

A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou na manhã desta quinta-feira, 27, uma nota oficial em que confirma a existência de um caso suspeito de coronavírus no município. O caso, que está sob investigação, é em uma mulher que recebeu atendimento médico no Hospital da Unimed, segundo apurou a produção do Portal Multiplix.
A paciente realizou um cruzeiro com destino à Argentina e retornou ao Brasil esta semana, quando foi à unidade hospitalar.
Segundo a nota do Executivo municipal, a paciente teria previsão de ser liberada hoje, mas de acordo com o hospital, ela já recebeu alta.
De acordo com o comunicado, a mulher foi atendida e foram adotadas medidas preventivas contra a transmissão por gotículas. Também foram realizadas coletas de amostras e testes de vírus respiratórios comuns.
“O material coletado para análise específica foi encaminhado para o laboratório de referência do Estado, o Lacen RJ, que encaminha também para Fiocruz, de acordo com o protocolo Charité”, esclarece a nota.
Segundo a prefeitura, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo está acompanhando o caso rigorosamente junto com a Secretaria de Estado de Saúde. O coronavírus só poderá ser confirmado na paciente após o resultado dos exames.
Confira o comunicado na íntegra abaixo.
Arte: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo
Casos no Brasil
O Brasil confirmou o primeiro caso de coronavírus na quarta-feira, no estado de São Paulo. Um homem de 61 anos, que esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro e, após retornar ao Brasil, apresentou sintomas compatíveis com a doença. O quadro dele não é grave e ele está em quarentena na própria residência.
Até ontem à noite, de acordo com o Ministério da Saúde, em todo o Brasil eram 20 casos suspeitos da doença, sendo cinco no estado do Rio de Janeiro: dois na capital, dois em Niterói e um em Nova Iguaçu.
Dicas da OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preparou um guia com ações básicas que podem ajudar na prevenção da doença e evitar o contágio. São medidas simples, que evitam a disseminação do vírus que ataca o sistema respiratório das pessoas.
- Higienizar as mãos: lave-as frequentemente com água e sabão ou passe álcool em gel;
- Evite esfregar, coçar ou ter qualquer contato com as mucosas, como olhos, nariz e boca, já que elas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis a contaminação;
- Não saia de casa em caso de febre e caso haja dificuldade respiratória, procure ajuda médica;
- Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que estejam tossindo ou espirrando constantemente;
- Tenha boas práticas de higiene respiratória: cubra a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar e descarte o material imediatamente;
- Apenas pessoas com sintomas de febre, tosse ou espirros precisam usar máscaras. Exceção para as pessoas que estão auxiliando doentes, que também precisam usar proteção.