MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Rio confirma 1º caso de subvariante Éris da Covid; MS e SES alertam para vacinação

Paciente não tinha tomado dose de reforço com a bivalente, segundo o governo municipal

Por Kessia Coutinho
31/08/23 - 14:35 Atualizada em 31/08/23 - 16:17
Rio confirma 1º caso de subvariante Éris da Covid; MS e SES alertam para vacinação Vacinação segue disponível em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta quarta-feira, dia 30, o primeiro caso da subvariante Ômicron EG.5 da Covid-19, conhecida popularmente como 'Éris'.

O caso foi confirmado após o teste ser realizado pelo laboratório de sequenciamento genético da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O paciente, de 46 anos de idade, apresentou sintomas leves, manteve isolamento domiciliar e já não apresenta sintomas.

Ele não tem histórico de viagem, o que indica que há transmissão local dessa linhagem.

Segundo a secretaria, o paciente não havia tomado a dose de reforço com a bivalente contra a Covid-19, o que reforça a recomendação para que todas as pessoas maiores de 12 anos de idade tomem a dose de reforço, que mantém a proteção contra casos graves da variante Ômicron.

Até o momento, foram registrados quatro casos dessa variante no país, sendo dois em São Paulo, esse no Rio de Janeiro e um outro em Brasília (recém identificado pelo Lacen-DF), de acordo com informações disponíveis na plataforma internacional de genomas Gisaid do Instituto Oswaldo Cruz.

Nova recomendação do estado

Diante desse caso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu uma nota nesta quinta-feira, 31, reforçando a recomendação para que todas as pessoas tomem a vacina bivalente contra a Covid-19.

O secretário de Saúde, Dr. Luizinho, alerta que toda população deve procurar uma unidade de saúde:

Neste momento, a melhor forma de prevenção contra o vírus, incluindo a subvariante Éris, é a vacina bivalente, que está disponível nos postos de saúde dos 92 municípios do estado. É o que recomendo: procure um posto perto de sua casa e tome a vacina.

Um nota técnica, com as recomendações aos municípios, também foi enviada às cidades. A orientação é que as unidades de pronto atendimento realizem teste rápido de antígeno em pacientes com sintomas de Síndrome Gripal e que, a cada cinco testes rápidos positivos, uma amostra seja encaminhada para exame RT-PCR (recomendado todos os pacientes que precisem de internação).

Riscos para os mais vulneráveis

Essa subvariante foi registrada em pelo menos 51 países, segundo a Organização Mundial da Saúde. E, de acordo com virologistas, a Éris é altamente contagiosa, mas embora não apresente gravidade maior, tem causado mais internações e pode ser especialmente perigosa para idosos e imunocomprometidos.

O aumento no número de casos e o maior risco de contágio são consequências de uma nova mutação na proteína que liga o vírus às células humanas, o que deixa o organismo mais exposto, uma vez que a vacina ou a infecção anterior tenham preparado os anticorpos para uma defesa específica.

O que diz o Ministério da Saúde

Procurada pela reportagem, o Ministério da Saúde informou nesta semana que vem monitorando e avaliando permanentemente as evidências científicas mais atuais sobre a Covid em nível internacional:

A Pasta está atenta às informações sobre novas variantes e mantém contato com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o cenário internacional.

O MS fez um alerta sobre a importância de completar o esquema vacinal contra a doença:

A vacinação é a principal medida de combate à Covid-19, principalmente as doses de reforço, como a melhor medida de prevenção contra a doença.

Ainda por meio de nota, o Ministério da Saúde também falou sobre as medidas de segurança que devem ser mantidas, mesmo que a OMS tenha tirado o estado de emergência, em maio deste ano:

Ainda se mantém a recomendação para que os grupos de maior risco de agravamento pela doença continuem a seguir as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados e mal ventilados e/ou aglomerações, além do isolamento de casos confirmados pelo SARS-CoV-2. A recomendação também vale para pessoas com sintomas gripais. Além disso, a pasta informa que estão disponíveis na rede do SUS o antiviral nirmatrelvir/ritonavir para ser utilizados no tratamento da infecção pelo vírus.

Todas as orientações podem ser encontradas na Nota Técnica 41/2023 do Ministério da Saúde.

Vacinação em Nova Friburgo

A vacinação contra a Covid-19 foi inserida nas rotinas dos postos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

As doses estão disponíveis de segunda a sexta nas Unidades Básicas de Saúde do Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo, das 8h às 16h30, para todos com mais de 12 anos.

Incluindo a bivalente e o esquema primário da imunização, ou seja, primeira e segunda doses.

Já a vacinação pediátrica só acontece às quartas-feiras, já que essa idade exige cuidados especiais no ato da vacina.

Para receber o imunizante é preciso levar CPF, cartão do SUS e caderneta vacinal, ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.