Secretaria de Saúde de Teresópolis confirma caso de varíola dos macacos
Registro é primeiro da doença na Região Serrana do Rio
A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis confirmou nesta terça-feira, 26, um caso de varíola dos macacos (Monkeypox) na cidade. Segundo uma nota enviada pelo município, o paciente passa bem:
Morador do município, o paciente de 25 anos não tem relato de viagens para fora da cidade e apresenta boa evolução da doença. Ele é acompanhado por equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Teresópolis e de ambulatório especializado da UFRJ.
No início da semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) havia informado o primeiro caso da doença na Região Serrana, mas sem indicar em que município foi registrado a varíola dos macacos.
A SES atualizou novamente os números e disse que, até esta segunda-feira (25.07), 115 casos de varíola dos macacos foram confirmados no estado do Rio de Janeiro: 96 na Região Metropolitana I, 12 na Região Metropolitana II, 1 na Região dos Lagos, 1 na Noroeste, 1 na Serrana e, 4 casos importados (pessoas que moram fora do estado). Desse total, 26 seguem em investigação e 124 foram descartados.
Desde o primeiro caso suspeito registrado no estado, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SES faz o monitoramento diário dos casos, em parceria com os laboratórios de referência da Fiocruz e da UFRJ e as secretarias municipais de Saúde.
A SES emitiu notas técnicas no sentido de orientar as ações a serem adotadas diante de um caso suspeito, assim como proceder o monitoramento dos pacientes confirmados. A Secretaria vem realizando também campanhas informativas em seus canais de comunicação para esclarecer a população sobre sinais e sintomas da doença e formas de prevenção.
Doença no Brasil
No próximo dia 27, A Secretaria de Estado de Saúde vai realizar uma reunião em parceria com a Fiocruz e a UFRJ para capacitar as vigilâncias municipais quanto aos principais aspectos clínicos da doença, o cenário epidemiológico e as boas práticas na coleta e transporte de amostras.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta nesta terça-feira (26), sobre a situação da varíola dos macacos (Monkeypox) no Brasil. O país é o oitavo com do mundo com maior número de casos da doença. Até a última semana, foram confirmados 592 registros.
No último sábado, 23, a OMS declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde global.
Contágio
A transmissão via gotículas respiratórias usualmente requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas, o que torna trabalhadores da saúde, membros da família e outros contactantes, pessoas com maior risco de contaminação.
O vírus também pode infectar as pessoas por meio de fluidos corporais. O período de incubação é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia (inflamação nos gânglios), calafrios e exaustão.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.