Anunciada obra de recapeamento da rodovia Teresópolis-Friburgo
De acordo com o governador Cláudio Castro, a intervenção na RJ-130 será custeada com recursos da privatização da Cedae; outros anúncios também foram feitos
No dia em que Teresópolis completou 130 anos de emancipação político-administrativa, o governador do Rio, Cláudio Castro, foi recebido pelo prefeito Vinicius Claussen. Ao longo da terça, 6, o chefe do Executivo estadual participou de eventos em comemoração ao aniversário da cidade, lançou obra, fez visitas e inaugurações.
Durante a ida a Teresópolis, houve o lançamento da pedra fundamental do recapeamento dos cerca de 60 km da rodovia RJ-130.
A estrada, que conecta Teresópolis e Nova Friburgo, é uma importante rota econômica, cercada por indústrias, áreas de produção agrícola e pontos de visitação turística, mas há buracos em diversos trechos.
Governador Cláudio Castro e o prefeito Vinicius Claussen durante lançamento da pedra fundamental da obra de revitalização da RJ-130 | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro
De acordo com o governador Cláudio Castro, a obra de recapeamento será custeada com recursos da concessão dos serviços de saneamento do estado, após a privatização da Cedae, em abril deste ano. Serão investidos R$ 77 milhões.
Não foi informado pelo governo estadual qual é o prazo para início e conclusão do serviço. O Portal Multiplix questionou a assessoria do estado e aguarda retorno.
Em agosto de 2019, um convênio de cooperação técnica para obras de melhorias na RJ-130 foi assinado entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) e a Prefeitura de Teresópolis. E a intervenção é bastante aguardada por moradores e donos de estabelecimentos ao longo da via.
Outros anúncios e inaugurações
Durante a cerimônia de comemoração do aniversário de Teresópolis, o governador Cláudio Castro anunciou que, em breve, a cidade vai receber o Bairro Seguro, um programa de policiamento de proximidade que leva o policial mais perto da população, com rondas em bairros.
Também houve o anúncio da abertura de dez novos leitos pelo SUS, custeados pelo estado, no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano, além da habilitação da hemodinâmica, para cirurgias cardíacas e vasculares.
Às margens da BR-116, teve a inauguração do Núcleo Vale da Revolta - nova sede do Parque Nacional dos Três Picos. Na Várzea, foi aberta uma unidade da Casa do Trabalhador, que visa aumentar a geração de renda no município, oferecendo qualificação, formação e preparação da população para o mercado de trabalho.
De acordo com o governo estadual, a ida do governador a Teresópolis foi uma forma de estreitar ainda mais os laços com os municípios do interior. Durante a visita, ocorreu também o Fórum de Prefeitos da Região Serrana e Secretários de Estado.