Crimes contra o patrimônio registram queda no estado; veja números na Região dos Lagos
Arraial do Cabo e Armação dos Búzios tiveram redução na taxa de criminalidade
Os roubos de rua caíram 22% no mês de junho deste ano em todo o estado do Rio de Janeiro, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. É o que aponta o levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), que foi divulgado nesta sexta-feira, 28.
De acordo com os dados, foram contabilizados 1.145 roubos a menos no estado. De 5.296 em junho de 2022 contra 4.151 neste ano. Aliás, esse número foi o menor para o mês nos últimos 19 anos.
Os roubos de carga apresentaram o menor número de casos para o mês dos últimos dez anos - uma redução de 16% em junho.
Já em relação aos roubos a veículos, a diminuição foi de 4%, registrando também o menor valor para o mês dos últimos três anos.
Dados divulgados pelo ISP são referentes aos Registros de Ocorrência | Foto: Divulgação/PMERJ
Nos primeiros seis meses do ano, as polícias Civil e Militar apreenderam cerca de 20 armas de fogo a cada 24 horas - sendo dois fuzis retirados de circulação diariamente - e realizaram cerca de 64 apreensões de drogas por dia.
Além disso, as forças policiais prenderam em flagrante cerca de 108 pessoas e vêm recuperando, em média, 43 veículos por dia, conforme mostram os dados desse levantamento feito pelo ISP.
Principais indicadores
Roubo de rua (roubo a transeunte, de aparelho celular e em coletivo): 4.151 casos em junho de 2023. Na comparação mensal com junho de 2022, a redução foi de 22%. O indicador registrou o menor valor para o mês desde 2004.
Roubo de carga: 237 casos em junho de 2023. Na comparação mensal com junho de 2022, a redução foi de 16%. O indicador registrou o menor valor para o mês desde 2013.
Roubo de veículo: 1.810 casos em junho de 2023. Na comparação mensal com junho de 2022, a redução foi de 4%. O indicador registrou o menor valor para o mês desde 2020.
Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (ROs) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio durante o mês de junho.
Região dos Lagos
Arraial do Cabo e Armação dos Búzios estão entre as cidades consideradas como mais seguras da região. É o que também revelam os números do Instituto de Segurança Pública.
De janeiro a novembro do ano passado, Búzios, teve 27 casos de mulheres vítimas de estupro. Em Arraial, foram 13.
Búzios registrou 115 furtos de celulares, enquanto Arraial do Cabo teve 36.
Os índices de criminalidade vêm diminuindo em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, graças ao apoio da tecnologia. Esse cenário está ligado à ampliação da Central de Monitoramento da cidade, que ocorreu há pouco mais de um ano.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.