MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Instituto de Segurança Pública divulga dados sobre violência contra mulher registrados pela Central 190 no estado do Rio

Foram 240 chamadas por dia; ligações telefônicas relacionadas a assédio sexual tiveram aumento de 44%, já o índice de descumprimento de medida protetiva é ainda maior, 118,3%

Por Erika Amaral
26/11/24 - 17:07
Instituto de Segurança Pública divulga dados sobre violência contra mulher registrados pela Central 190 no estado do Rio Serviço de Atendimento de Emergência do 190 recebeu 240 chamadas por dia com registro de violência contra mulheres | Foto: Reprodução/Agência Brasília (Paulo H. Carvalho)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgou no último sábado, 23, informações do estudo "A violência contra a mulher para além dos registros de ocorrência: uma análise sobre os dados do atendimento 190".

De acordo com o levantamento, o Serviço de Atendimento de Emergência do 190, da Secretaria de Polícia Militar, registrou 621.139 ocorrências de vários tipos, em 2023. Desse total, 87.626 foram relacionadas à violência contra mulheres, ou seja, 240 chamadas por dia.

Em uma comparação com 2022, o estudo constatou que:

Entre os delitos relacionados à violência de gênero, foi observado um aumento de 44% nas ligações denunciando assédio sexual, e de 118,3% nas ocorrências de descumprimento de medida protetiva.

Para Marcela Ortiz, diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, "a análise dos dados da Central do 190 amplia a compreensão sobre os crimes de violência de gênero. O aumento das denúncias é um indicativo de que os programas e ações fortalecem a confiança da população no trabalho do estado".

Dados revelam um aumento significativo de denúncias por descumprimento de medidas protetivasDados revelam um aumento significativo de denúncias por descumprimento de medidas protetivas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A pesquisa ainda mostra que os municípios com maior percentual de ligações relacionadas à violência contra a mulher ficam na Baixada Fluminense, são eles: Japeri, Queimados, Seropédica, Magé e Belford Roxo.

A análise também mostra a quantidade de ligações do atendimento 190, média de ligações relacionadas à violência contra a mulher por dia e a proporção desses números no total dos atendimentos do 190 em cada município.

O Portal Multiplix destaca os números de algumas cidades de cobertura nas regiões dos Lagos e Serrana. Acompanhe:

Araruama

  • Atendimento 190: 464

  • Violência contra mulher: 36

  • % de ligações relacionadas à violência contra a mulher: 7,8%

  • Média de ligações diárias: 0,1

Cabo Frio

  • Atendimento 190: 1.076

  • Violência contra mulher: 112

  • % de ligações relacionadas à violência contra a mulher: 10,4%

  • Média de ligações diárias: 0,3

Nova Friburgo

  • Atendimento 190: 9.490

  • Violência contra mulher: 1.198

  • % de ligações relacionadas à violência contra a mulher: 12,6%

  • Média de ligações diárias: 3,3%

Teresópolis

  • Atendimento 190: 9.386

  • Violência contra mulher: 1.275

  • % de ligações relacionadas à violência contra a mulher: 13,6%

  • Média de ligações diárias: 3,5%

Tecnologia a favor da vida

Com o intuito de combater a violência contra a mulher, o governo do estado disponibiliza duas ferramentas tecnológicas: a Sala Lilás Virtual, disponível no aplicativo Rede Mulher, e o Protocolo Lilás da Central 190.

De acordo com o ISP, a Sala Lilás Virtual funciona como um canal de atendimento via chat, operado por atendentes capacitados pela Secretaria da Mulher e conectado diretamente à Central 190 da Polícia Militar para prestar suporte humanizado às vítimas.

O aplicativo tem por objetivo agilizar o atendimento de mulheres em situação de perigo, sem que elas precisem ligar para o 190.

Já o Protocolo Lilás, identifica mulheres que já foram atendidas pela Central 190 e as direciona para um acompanhamento especializado.

Outras ações contra a violência doméstica

Segundo o governo estadual, outra iniciativa para garantir a segurança das vítimas de violência doméstica foi a criação, há cinco anos, da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, da Polícia Militar.

O programa fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas de urgência e conta atualmente com 48 equipes operacionais distribuídas pelos 92 municípios.

A patrulha já realizou 325.290 atendimentos, prestou apoio direto a 83.841 mulheres e efetuou a prisão de 705 agressores, a maioria por descumprimento de medidas protetivas.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.