Instituto de Segurança Pública divulga dados sobre violência contra mulher registrados pela Central 190 no estado do Rio
Foram 240 chamadas por dia; ligações telefônicas relacionadas a assédio sexual tiveram aumento de 44%, já o índice de descumprimento de medida protetiva é ainda maior, 118,3%
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgou no último sábado, 23, informações do estudo "A violência contra a mulher para além dos registros de ocorrência: uma análise sobre os dados do atendimento 190".
De acordo com o levantamento, o Serviço de Atendimento de Emergência do 190, da Secretaria de Polícia Militar, registrou 621.139 ocorrências de vários tipos, em 2023. Desse total, 87.626 foram relacionadas à violência contra mulheres, ou seja, 240 chamadas por dia.
Em uma comparação com 2022, o estudo constatou que:
Entre os delitos relacionados à violência de gênero, foi observado um aumento de 44% nas ligações denunciando assédio sexual, e de 118,3% nas ocorrências de descumprimento de medida protetiva.
Para Marcela Ortiz, diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, "a análise dos dados da Central do 190 amplia a compreensão sobre os crimes de violência de gênero. O aumento das denúncias é um indicativo de que os programas e ações fortalecem a confiança da população no trabalho do estado".
Dados revelam um aumento significativo de denúncias por descumprimento de medidas protetivas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
A pesquisa ainda mostra que os municípios com maior percentual de ligações relacionadas à violência contra a mulher ficam na Baixada Fluminense, são eles: Japeri, Queimados, Seropédica, Magé e Belford Roxo.
A análise também mostra a quantidade de ligações do atendimento 190, média de ligações relacionadas à violência contra a mulher por dia e a proporção desses números no total dos atendimentos do 190 em cada município.
O Portal Multiplix destaca os números de algumas cidades de cobertura nas regiões dos Lagos e Serrana. Acompanhe:
Araruama
Atendimento 190: 464
Violência contra mulher: 36
% de ligações relacionadas à violência contra a mulher: 7,8%
Média de ligações diárias: 0,1
Cabo Frio
Atendimento 190: 1.076
Violência contra mulher: 112
% de ligações relacionadas à violência contra a mulher: 10,4%
Média de ligações diárias: 0,3
Nova Friburgo
Atendimento 190: 9.490
Violência contra mulher: 1.198
% de ligações relacionadas à violência contra a mulher: 12,6%
Média de ligações diárias: 3,3%
Teresópolis
Atendimento 190: 9.386
Violência contra mulher: 1.275
% de ligações relacionadas à violência contra a mulher: 13,6%
Média de ligações diárias: 3,5%
Tecnologia a favor da vida
Com o intuito de combater a violência contra a mulher, o governo do estado disponibiliza duas ferramentas tecnológicas: a Sala Lilás Virtual, disponível no aplicativo Rede Mulher, e o Protocolo Lilás da Central 190.
De acordo com o ISP, a Sala Lilás Virtual funciona como um canal de atendimento via chat, operado por atendentes capacitados pela Secretaria da Mulher e conectado diretamente à Central 190 da Polícia Militar para prestar suporte humanizado às vítimas.
O aplicativo tem por objetivo agilizar o atendimento de mulheres em situação de perigo, sem que elas precisem ligar para o 190.
Já o Protocolo Lilás, identifica mulheres que já foram atendidas pela Central 190 e as direciona para um acompanhamento especializado.
Outras ações contra a violência doméstica
Segundo o governo estadual, outra iniciativa para garantir a segurança das vítimas de violência doméstica foi a criação, há cinco anos, da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, da Polícia Militar.
O programa fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas de urgência e conta atualmente com 48 equipes operacionais distribuídas pelos 92 municípios.
A patrulha já realizou 325.290 atendimentos, prestou apoio direto a 83.841 mulheres e efetuou a prisão de 705 agressores, a maioria por descumprimento de medidas protetivas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!