Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sexta-feira 13! Bruxa de Nova Friburgo fala das superstições que envolvem a data

Dia está cercado por mitos e crenças que despertam medo em muitas pessoas

Por Matheus Oliveira
13/08/21 - 10:35
Sexta-feira 13! Bruxa de Nova Friburgo fala das superstições que envolvem a data A bruxa e taróloga Nivea Semprini acredita que a Sexta-Feira 13 não traz mau agouro | Foto: Arquivo pessoal/Nivea Semprini

O mês de agosto reserva a única sexta-feira 13 deste ano. A data é cercada de superstições e temida por muitas pessoas. Mas o que fazer e como se proteger das supostas energias “ruins” deste dia?

Antes de responder à questão, vale contextualizar uma das possíveis origens da data, que pode estar ligada à mitologia nórdica.

Na lenda, 12 deuses foram convidados para um banquete. Durante a festa, Loki, o deus da trapaça, que não fora convidado, apareceu. Quando os 13 deuses se reuniram, um conflito levou à morte de Baldur, filho de Odin e Freya, os principais deuses vikings.

Sem o filho, histórias indicam que Freya, deusa do amor, da união e do destino, como punição aos humanos que a transformaram em bruxa, se reúne todas as sextas-feiras 13 com outras 11 bruxas e um demônio, a fim de rogar pragas na raça humana.

“Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem”, ironiza a bruxa e taróloga de Nova Friburgo, Nivea Semprini, ao falar das crendices que envolvem a sexta-feira 13. “Tem a superstição de não passar embaixo da escada. Eu não passo nunca, pois ela pode cair em cima de mim”, brinca.

Nivea afirma que é muito procurada neste dia, pois as pessoas querem proteção e saber o que pode ocorrer com elas.

A taróloga conta ainda que apesar de a sexta-feira 13 não significar mau agouro, não faz mal pedir proteção aos santos e orixás, seguindo sua própria fé.

Se você é católico, pode acender uma vela para seu anjo da guarda. Se for da umbanda, pode ir tomar um passe. Toda proteção, em qualquer dia, é bem-vinda.

Outra dica de proteção da bruxa é utilizar a pedra de turmalina negra no bolso ou em um cordão. Ou usar a medalhinha de algum santo, no caso do catolicismo.

Nivea Semprini alerta que gatos pretos não fazem mal algum aos humanosNivea Semprini alerta que gatos pretos não fazem mal algum aos humanos | Foto: Arquivo Pessoal/Nivea Semprini

Superstições

Outra superstição deste dia envolve os gatos pretos, famosos em filmes de terror e muitas vezes associados ao azar, mas que não fazem mal aos humanos.

“Eu tenho quatro gatos pretos e na sexta-feira 13, eu os tranco em casa, porque tem louco que acredita nestas coisas e pode fazer mal aos bichanos”, revela.

Esta teoria pode ter origem na Idade Média, quando existia a crença de que esses gatos, por seus hábitos noturnos e a cor negra (na época, associada às trevas e à magia) eram bruxas que haviam sido transformadas em animais.

Número da sorte

Apesar de toda a mística da sexta-feira 13, para Nivea e muitas outras pessoas, o número 13 traz sorte.

“Eu sempre aposto na loteria e jogo o número 13. Ele não me traz azar não”, afirma a bruxa.

Uma personalidade que tem o 13 como número da sorte e completou 90 anos nesta semana é Zagallo, tetracampeão mundial como treinador, coordenador e jogador da seleção brasileira de futebol.

Outras crenças sobre a data

Além da tradição nórdica, o número 13 aparece em outras religiões e culturas. Um exemplo disso está no cristianismo.

A Última Ceia de Jesus Cristo, retratada pelo pintor Leonardo da Vinci por volta do século 15, aconteceu numa quinta-feira. Na mesa, 13 pessoas estavam presentes, entre elas, Judas, o traidor. O filho de Deus seria crucificado no dia seguinte, uma sexta-feira.

Além disso, o 13º capítulo do Livro do Apocalipse, na Bíblia, retrata o fim do mundo.

No tarô, 13 é a carta da morte. Na América do Norte, as superstições em torno do número 13 atingiram uma proporção que, em alguns prédios comerciais, o andar de número 13 não existe.

“Nos Estados Unidos, ocorreu caça às bruxas, além do pavor que eles possuem do número”, contextualiza Nivea.

Para reforçar, o medo em torno do número ajudou a criar a saga de filmes Sexta-Feira 13, inspirada na vida do assassino em série Jason Voorhees. Na história, Jason teria nascido à meia-noite de uma Sexta-Feira 13.

Portanto, com medo ou não, nunca é demais pedir proteção nesta sexta.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.