Teresópolis começa a aplicar 4ª dose da vacina contra Covid em quem tem 18 anos ou mais
Município ampliou a vacinação em todas as unidades de saúde a partir desta quinta-feira, 4
O município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, começa a aplicar a 4ª dose (ou 2ª dose extra) da vacina contra a Covid-19 em todas as pessoas com 18 anos ou mais, a partir desta quinta-feira, 4.
A vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade e interior, com atendimento das 9h às 16h, segundo a prefeitura.
Para receber a dose, é preciso ter completado o esquema vacinal e ter recebido o primeiro reforço do imunizante há pelo menos quatro meses.
Quem tem 12 anos ou mais e concluiu o esquema vacinal (duas primeiras doses ou dose única), há quatro meses, também pode ir a uma unidade de saúde para receber a 3ª dose (ou a 1ª dose extra) da vacina contra a Covid.
O Portal Multiplix fez alguns questionamentos à prefeitura sobre a vacinação, como, por exemplo, a espera pelo início da aplicação para essa faixa etária.
A Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que a demora em estender a imunização para este grupo ocorreu devido ao aguardo da entrega de novos lotes de imunizantes ao município:
A entrega é feita pelo Ministério da Saúde (SMS), através da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). A entrega foi realizada na noite da última terça-feira, 2.
A secretaria afirma que, neste momento, o estoque de imunizantes contra a Covid-19 segue com o quantitativo suficiente para atender a vacinação em curso. E justifica:
Nas últimas semanas de julho, foi registrado uma queda na adesão da 3ª dose dentre a população. Neste momento, dados do Painel Covid-19 de Teresópolis indicam que a dose de reforço já foi aplicada em 59.165 pessoas (32,7%).
A SMS orienta que toda a população se imunize contra a doença e se mantenha protegida com as doses de reforço disponíveis nas unidades de saúde:
"A vacinação é a única forma de se proteger contra casos graves da doença e fundamental para que haja diminuição do contágio", finaliza.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.