Teresópolis terá nova UPA e atual unidade será transformada em clínica da família
Anúncio foi feito pelo prefeito Vinicius Claussen na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, terá nova Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). A informação foi divulgada pelo prefeito Vinicius Claussen, nesta quinta-feira, 1º de agosto, durante a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores após o recesso parlamentar de julho.
Segundo o prefeito, a nova unidade é resultado de parceria entre o governo estadual e a gestão municipal, cuja contrapartida será a destinação de um terreno para a construção do prédio que, ao contrário da atual UPA (de material pré-fabricado), será de alvenaria.
“Será uma UPA com dois andares. A nossa proposta é que, no 2º piso, funcione um centro de diagnóstico precoce do câncer, com exames de mamografia, colonoscopia e de endoscopia, entre outros. A ideia é que a construção tenha início até o fim do ano. É um grande avanço para a saúde em Teresópolis”, comunicou Vinicius Claussen.
Ainda de acordo com o prefeito de Teresópolis, a prefeitura está à procura de área adequada para a construção.
Atual UPA será transformada em clínica da família
Com a construção de uma nova UPA, a atual unidade, no bairro Bom Retiro, será adaptada para funcionar como clínica da família.
A unidade, inaugurada no dia 19 de março de 2010, era gerida por uma organização social, mas acabou municipalizada em 2017, após acordo judicial em meio à crise econômica do governo estadual, que deixou de fazer repasses para manutenção da UPA.
Segundo dados da prefeitura, em fevereiro deste ano a UPA realizou 10.254 atendimentos, 3.335 exames de raio X, 207 internações, 184 transferências, 55 avaliações em hospitais, 48 altas, 108 tomografias, 347 transportes em ambulâncias e 9.606 exames laboratoriais.