Último capítulo de 'Renascer': Cachoeiras de Macacu e Sumidouro foram cenários marcantes da novela
Visita ao Parque Estadual dos Três Picos para conhecer o 'Jequitibá-Rei' teve aumento durante a exibição de remake da Globo
O último capítulo da novela Renascer, remake da TV Globo, vai ao ar nesta sexta-feira, 6, e os telespectadores estão ansiosos pelo desfecho dessa trama que marcou o interior do Rio de Janeiro.
O episódio será exibido um pouco mais cedo do que o habitual, começando às 20h50, devido à partida de futebol entre Brasil e Equador, marcada para as 21h55.
O enredo conta a história de José Inocêncio, que fincou seu facão aos pés do 'Jequitibá-Rei' fazendo uma promessa: não morrer. O personagem foi interpretado por Humberto Carrão na primeira fase e Marcos Palmeiras na segunda.
A árvore gigante que ganhou espaço nas telinhas fica em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio, dentro do Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A Cachoeira do Quizanga, na mesma cidade, também foi um dos cenários da história. Formada pelas águas do rio Guapiaçu, possui uma forte queda d’água e uma 'praia' bem aconchegante para os seus visitantes.
Cenas da novela Renascer em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio | Foto: Reprodução/GloboPlay
Segundo dados da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, durante os momentos de maior destaque da novela a visita ao Parque Estadual dos Três Picos aumentou, como destacou o secretário Bernardo Rossi.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Neste Dia da Árvore, conheça a maior árvore da Mata Atlântica no estado do Rio
O local alcançou 1.338 visitantes em fevereiro deste ano, sendo que, no mesmo período do ano anterior, apenas 480 pessoas visitaram o Parque. A curiosidade da população em conhecer esse verdadeiro gigante da floresta é só a porta de entrada para uma das maiores unidades de conservação de proteção integral do território fluminense. A aproximação entre a sociedade e as nossas belezas naturais é essencial para a formação de multiplicadores da pauta ambiental.
O parque conta com uma área de aproximada de 65 mil hectares e abrange partes dos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, Silva Jardim, na Baixada Litorânea, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana.
Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.
O parque é reconhecido internacionalmente como uma "Important Bird and Biodiversity Area (IBA)", uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves.
Cenas da novela Renascer em Sumidouro, na Região Serrana do Rio | Foto: Reprodução/GloboPlay
Outro local escolhido para as gravações foi Sumidouro, na Região Serrana, onde estão as ruínas da Ponte Seca, que fazia parte do ramal da estrada de Ferro Leopoldina, partindo de Porto Novo do Cunha em direção à Nova Friburgo e passava por Sumidouro até chegar ao ramal de Cantagalo, na estação de Conselheiro Paulino.
A Ponte Seca foi construída por escravos e inaugurada em 1888. No local, ainda estão de pé nove pilares em blocos de pedras com cerca de quatro metros de largura e seis de comprimento que sustentavam os trilhos no passado.
No local foi gravada a cena de quando coronel Egídio (Vladimir Brichta) atira e acerta José Venâncio (Rodrigo Simas).
A estrada da Cascata Conde d'Eu também foi uma das locações. Essa é a maior cascata em queda-livre do Estado do Rio de Janeiro.
Ela foi nomeada por Pedro II, em homenagem ao Conde d'Eu, marido da Princesa Isabel, durante almoço em um barracão em frente à cascata.
Essa foi a estrada usada por José Inocêncio, quando andava a cavalo durante a cena da morte de seu filho, José Venâncio.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!