MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Biafra e Dalto serão algumas das atrações do aniversário de reabertura da Casa Euclides da Cunha, em Cantagalo

Evento será realizado no estacionamento da casa neste domingo, 23, a partir das 16h

Por Aline da Mata
21/06/24 - 09:49 Atualizada em 21/06/24 - 13:53
Biafra e Dalto serão algumas das atrações do aniversário de reabertura da Casa Euclides da Cunha, em Cantagalo Biafra e Dalto serão algumas das atrações do evento em Cantagalo | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

A Casa Euclides da Cunha, em Cantagalo, Região Serrana do Rio, vai comemorar o aniversário de um ano da reabertura do espaço com cerimônia, festa e shows no dia 23 de junho, próximo domingo.

O evento gratuito será realizado na rua Maria Zulmira Torres, no estacionamento da casa, às 16h.

A programação terá os cantores Biafra, Dalto e Nico Rezende, além do Coro Madrigal do Villa da Escola de Música Villa-Lobos.

Também haverá lançamento do projeto ‘Euclides em Foco’, que vai disponibilizar cursos na casa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Além das exposições de arte e atividades culturais já realizadas na Casa Euclides da Cunha, o novo projeto também vai oferecer um estúdio para os moradores que quiserem fazer podcasts.

O coordenador da Inside Produções, Eduardo Richa Campagnoli, que está à frente da iniciativa, falou sobre o agendamento para usar o espaço:

Tudo será gratuito, mas vai ter um comitê de avaliação sobre o conteúdo. Qualquer pessoa que quiser poderá montar o seu podcast e lançar na rede. As transmissões serão feitas no Facebook da casa.

A iniciativa tem a participação do Instituto BAT Brasil e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. As atividades estão previstas para começar em agosto.

Sobre a Casa Euclides da Cunha

O espaço foi criado em 1965 pelo governo estadual para homenagear o escritor, jornalista, historiador e engenheiro Euclides da Cunha, nascido em Cantagalo. O local funciona como um centro cultural gratuito de referência no município.

No acervo, há peças relacionadas às primeiras edições de livros do escritor, documentos e um túmulo com o cérebro de Euclides.

Os visitante também têm acesso a uma biblioteca com cerca de 3 mil livros de literatura nacional e estrangeira.

Centro cultural tem vasto acervo do escritorCentro cultural tem vasto acervo do escritor | Foto: Divulgação/Governo do RJ

O local fechou em 2012 para reforma e a reabertura foi feita em 2023, com o projeto de cultura 'Os Sertões'.

O diretor do museu, Vinícius Stael, ressaltou que o espaço já recebeu muitos estudantes:

Vieram alunos de escolas de Cantagalo, Macuco e Cordeiro. Aqui eles têm o conhecimento, com palestras, exposições e concursos de desenhos. Aos poucos, estamos nos tornando um braço da cultura do município.

Em maio, o centro recebeu ainda uma exposição sobre o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A Casa Euclides da Cunha funciona das 9h às 16h, de terça-feira a sábado.

Vida do escritor

Euclides da Cunha escreveu importantes obras, como 'Os Sertões'Euclides da Cunha escreveu importantes obras, como 'Os Sertões' | Foto: Divulgação/Governo do RJ

Nascido em 1866, Euclides da Cunha é um dos escritores mais importantes da literatura brasileira. Se formou na Escola Superior de Guerra em 1890, nos curso de bacharelado de Matemáticas, Ciências Físicas e Naturais.

Ele foi engenheiro na Superintendência de Obras do Estado de São Paulo. Função que lhe permitia fazer viagens para estudar as diferentes regiões do Brasil.

Em 1897, Euclides publicou um artigo para o jornal O Estado de São Paulo, intitulado 'A nossa Vendéia'. O texto demonstrava posição contrária à resistência dos sertanejos seguidores de Antônio Conselheiro, durante a Guerra de Canudos.

Após esta publicação, Euclides foi enviado como correspondente do jornal para fazer reportagens sobre a guerra no interior da Bahia. A cobertura jornalística deu origem à importante obra ‘Os Sertões', publicada em 1902. Nela, o escritor usa a ciência para examinar a formação do território do brasileiro.

Euclides publicou também os títulos ‘Contrastes e Confrontos’ (1907), ‘À margem da História’ (1909), entre outros. Em 1906, ele tomou posse na Academia Brasileira de Letras. O escritor morreu em 1909, no Rio de Janeiro.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.