Escolas vencedoras do Grupo A e Especial do Carnaval de Friburgo serão anunciadas na próxima quarta-feira
Alunos do Samba foi penalizada com a perda de dois décimos por descumprir regras pré-estabelecidas entre as agremiações e a Liesbenf
.jpg)
A Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf), na Região Serrana do Rio, informou na manhã desta quinta-feira, 27, que as escolas vencedoras dos grupos A e Especial do Carnaval serão anunciadas na próxima quarta-feira, 5.
Os envelopes com as notas dos jurados que avaliaram as agremiações serão abertos a partir das 14h, no Estádio Eduardo Guinle, em Olaria.
De acordo com a liga, como de costume, as torcidas poderão acompanhar a apuração, e o policiamento será reforçado para garantir a segurança do evento.
Os desfiles de Carnaval acontecerão nos dias 1º e 2 de março, na avenida Alberto Braune.
O calendário completo com a programação oficial foi divulgado pela prefeitura.
Escola penalizada antes mesmo do desfile
A Liesbenf, por meio de uma nota divulgada nas redes sociais na última terça-feira, 25, informou que uma das escolas foi penalizada antes mesmo do desfile acontecer. O motivo seria o descumprimento do regulamento:
Desde já gostaríamos de frisar que a liga preza pela isonomia e pelo cumprimento das regras pré-estabelecidas entre as agremiações. Na noite de ontem [segunda-feira, 24] foi realizada uma reunião extraordinária para informar às agremiações o descumprimento do regulamento por uma delas. Em regulamento assinado por todos os quatro presidentes do Grupo Especial estava estabelecido no artigo 24 inciso 12 a obrigatoriedade da entrega de duas vias da ficha técnica e release da agremiação no dia 20/02/2025 até as 21h. Além disso, neste mesmo regulamento consta no parágrafo sexto que a punição pelo não cumprimento de tal obrigatoriedade acarretará na perda de dois décimos.
A liga esclareceu que apenas uma das agremiações não cumpriu a regra citada acima:
Sendo assim, no dia 20 de fevereiro de 2025 somente as agremiações Unidos da Saudade, Vilage no Samba e Imperatriz de Olaria, cumpriram com o regulamento e entregaram os documentos solicitados no prazo estabelecido. A direção da liga não pode ser acusada de ser injusta e de incompetência, uma vez que o próprio presidente do Alunos do Samba, em duas reuniões, admitiu que não leu o regulamento. Se o representante da agremiação não dá a devida importância ao regulamento elaborado, revisado e assinado por todos, a liga não pode ser responsabilizada por isso. Sendo assim, em respeito ao regulamento e às demais agremiações que cumpriram com suas responsabilidades, fica estabelecido a punição prevista de perda de dois décimos pelo GRES Alunos do Samba.
O presidente da Alunos do Samba, Alessandro da Silva, informou à reportagem nesta quinta-feira, 27, que a situação está sendo analisada pelo jurídico e lamentou o ocorrido:
A gente está com o jurídico analisando, já deu muita polêmica, a gente quer esperar o jurídico analisar, mas, a verdade é que, nunca uma escola de samba em Friburgo perdeu pontos antes de entrar na avenida. Perder pontos com documento que eu mandei em WhatsApp, uma ficha técnica que vai estar com todas as páginas dos jurados isso é no mínimo triste para o Carnaval friburguense.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!