Chuva piora estado de trecho interditado da RJ-142, diz associação de moradores
AMA-Lumiar diz que precipitação trouxe lama para desvio feito por moradores em local onde houve queda de barreira
A chuva que caiu nesta segunda-feira, dia 15 de junho, deixou o trecho em obras da rodovia RJ-142 (Serramar), na altura da localidade de Cascata, cheio de lama, segundo a Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (AMA-Lumiar), distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana. A estrada é o principal acesso à localidade e também é uma importante ligação entre o município da serra fluminense à Baixada Litorânea.
No início da manhã, a associação postou a mensagem abaixo no Facebook.
“A RJ-142 está interditada entre Lumiar e Casimiro de Abreu. Há um pequeno desvio feito por moradores que precisam escoar seus produtos. Com chuva está um atoleiro, carros ficaram presos no engarrafamento nos dois sentidos essa noite e temos notícias de que está intrafegável. Lembramos que essa região não tem sinal de telecomunicações", diz trecho da publicação.
A recomendação é para que os motoristas utilizem a BR-101 ou RJ-116.
De acordo com a presidente da AMA-Lumiar, Silvia Klein, o trecho é o mesmo que está interditado desde o dia 3 de abril em razão da queda de uma barreira e onde um desvio foi feito por moradores, em abril deste ano. “Esse desvio não aguenta a chuva”, destaca Silvia.
A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RJ), mas não obteve resposta.
Obras no local
Em maio, o DER-RJ informou ao Portal Multiplix que o serviço de topografia estava em fase de conclusão e que ainda seriam feitas melhorias no desvio feito por moradores, com foco também na segurança dos motoristas. Entretanto, o órgão estadual não deu prazo para a conclusão desses trabalhos.
Vale lembrar que motoristas que precisam ter acesso aos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, vindo de Nova Friburgo, ainda podem trafegar pelo trecho liberado da estrada, já que os dois locais ficam antes da altura onde houve a interdição.