'Cidade Inteligente' quer usar câmeras de moradores para ampliar rede de monitoramento em Friburgo
Sistema já conta com 150 câmeras; objetivo é abranger mais bairros da cidade
Com cerca de 150 câmeras de monitoramento atuantes em Nova Friburgo, na Região Serrana, através do programa 'Cidade Inteligente', a Secretaria de Ciência e Tecnologia pede o apoio de empresários e moradores para fortalecer e expandir o projeto de integração de câmeras de segurança ao sistema.
Atualmente, a 'Cidade Inteligente' conta com uma rede formada por aproximadamente 50 câmeras, além de outras 100 câmeras integradas por empresários e cidadãos, que também fazem parte do controle de monitoramento e auxiliam no trabalho do setor.
O objetivo é ampliar a área de cobertura do sistema de monitoramento, garantindo mais segurança a toda população friburguense, já que grande parte das câmeras atuantes estão concentradas no Centro da cidade.
Segundo a prefeitura, bairros e distritos populosos como Olaria e Cônego, por exemplo, contam com pouquíssimas câmeras integradas, o que limita a rede de monitoramento. Localidades estratégicas também são de extrema importância para fortalecer o sistema, como os distritos de Lumiar, Riograndina, além de bairros como Nova Suíça, Furnas, Vale dos Pinheiros, entre outros, por serem possíveis rotas de fuga para os criminosos após o cometimento de crimes.
Rede de monitoramento já tem 150 câmeras em Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Por isso, existe a necessidade de ampliar essa rede de monitoramento e a prefeitura reforça o pedido a todos que possuem câmeras a integrarem seus sistemas ao serviço oferecido pelo Governo Municipal.
A adesão é gratuita pode ser feita tanto por empresas e estabelecimentos comerciais, quanto por cidadãos comuns, moradores de imóveis residenciais. Em ambos os casos são captadas apenas as imagens externas, com visão da via pública.
Casos de sucesso
Um exemplo de como a integração das câmeras ao sistema é eficaz ocorreu recentemente, após a polêmica retirada das caixas de papelão que abrigavam cães em situação de rua, próximo ao termômetro no início da Avenida Alberto Braune, no Centro, e a posterior instalação de uma placa que supostamente proibia o depósito de lixo e entulho no local.
Somente após acessar as imagens disponíveis na 'Cidade Inteligente' foi possível verificar quem instalou de maneira irregular a sinalização.
Em outro caso, enquanto uma empresa fazia a afixação dos refletores de led no Centro, a bolsa de ferramentas de um dos funcionários foi furtada. Novamente, as imagens auxiliaram na solução do caso.
Na ocasião, o sistema de câmeras flagrou todo o trajeto do indivíduo, até o momento em que ele entrou no prédio onde morava, facilitando o trabalho da polícia.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.