Coronavírus: com o aumento no uso da internet, usuários estão mais expostos ao risco
Cuidados com dados, golpes virtuais e vírus devem ser redobrados nesse período
Por causa do isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus, o uso da internet aumentou . Com mais pessoas em casa, os momentos de lazer podem ser resumidos em usar cada vez mais a internet. E, assim, o consumo de vídeos online, filmes, músicas, plataformas de streaming e conteúdo virtual triplicou.
Além disso, muitas pessoas estão trabalhando em casa e usando o recurso da internet até para falar com amigos, parentes e colegas de trabalho.
Mas com isso, é preciso que as pessoas dobrem a atenção para evitar os acessos indevidos, vírus e os golpes virtuais. Segundo a empresa Kaspersky, especializada no assunto, entre fevereiro e 15 de março, na América Latina, foram identificados mais de 300 domínios maliciosos que são usados para enviar mensagens falsas para as pessoas e 35 para difundir os malwares, softwares maliciosos.
Segundo a empresa, uma mensagem enviada mostra uma conta de álcool gel de mais de R$ 3 mil onde quem clicava recebia um cavalo de tróia, um vírus, que era instalado no dispositivo e dava acesso às informações do usuário para golpes. Outra mensagem permitia a realização de pagamentos e movimentações bancárias a partir do programa instalado.
Há ainda quem receba mensagens que pedem informações pessoais, financeiras e bancárias e outras que pedem para o usuário baixar aplicativos que fazem testes online para saber se está ou não com coronavírus.
A dica é nunca permitir acessos caso não forem realmente necessários. E quando utilizar o computador, evite sites que não tenham o endereço com ‘https”. Manter uma cópia reserva dos arquivos também é importante para caso haja uma invasão ou vírus, não danifique os dados armazenados. Outra recomendação é manter os antivírus atualizados.