MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabana do Pescador, cenário da 'Casa do Tufão' em 'Avenida Brasil', será tema de audiência pública em Cabo Frio nesta quarta

MPF defende a demolição do imóvel, enquanto a ONG Amigos do Peró e a Acetur são a favor da preservação do patrimônio

Por Rômullo Espíndola
05/02/25 - 14:58
Cabana do Pescador, cenário da 'Casa do Tufão' em 'Avenida Brasil', será tema de audiência pública em Cabo Frio nesta quarta Governo de Cabo Frio tombou Cabana do Pescador em 2022 após mobilização de moradores do Peró | Foto: Divulgação/Amigos do Peró

Ocorre nesta quarta-feira, 5, em Cabo Frio, na Regão dos Lagos do Rio, uma audiência pública para tratar da possível demolição da famosa Cabana do Pescador, construção localizada na Praia das Conchas. O empasse envolve moradores, ambientalistas e o Ministério Público Federal (MPF).

O MPF defende a demolição do imóvel sob o argumento de que a construção foi feita sem autorização em terreno de marinha.

Tombado pelo estado e pelo município, o patrimônio ficou conhecido em todo o país ao servir como cenário da "Casa do Tufão" na novela "Avenida Brasil".

Para ouvir todas as partes envolvidas, a juíza federal Mônica Lúcia do Nascimento Alcântara Botelho, titular da 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia, determinou a realização da audiência pública, prevista para as 16h, desta quarta, na própria cabana.

A ONG Amigos do Peró e a Associação Comercial, Empresarial e Turística do Peró (Acetur) defendem a preservação do patrimônio, com uso sustentável e foco na cultura e no meio ambiente. A proposta é transformar o local num ponto de controle de acesso às trilhas do Morro do Vigia.

Os defensores da cabana também sugerem a criação de um pequeno museu voltado para a atividade pesqueira, conforme explicou o presidente da Acetur, Anderson Akel:

Todos aqui do Peró querem manter este ponto turístico importante para a economia e para atração de turistas. Não aceitamos a demolição e sim o uso sustentável do patrimônio, sem agressão ao meio ambiente.

A comunidade do Peró quer que o município e o Inea apresentem ao MPF e à Justiça um projeto de uso sustentável da Cabana do Pescador, que está nos limites do Parque Estadual da Costa do Sol. A ONG Mar Sem Lixo também apoia a preservação do patrimônio.

Fundador dos Amigos do Peró, Jorge Murilo de Oliveira elogiou a iniciativa da Justiça Federal de ouvir a comunidade e as entidades envolvidas antes de tomar uma decisão sobre o destino do imóvel. Para ele, é possível usar o local para difundir a cultura oceânica.

Na semana passada, três secretários municipais, acompanhados de técnicos, fizeram uma inspeção na cabana para apresentarem uma proposta de uso sustentável na audiência pública. O projeto de tombamento foi aprovado em 2022 na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pelo então deputado Dr. Serginho (PL), atual prefeito de Cabo Frio.

O local foi tombado no mesmo ano pelo governo cabo-friense após reivindicações de moradores do bairro do Peró e de entidades ligadas ao turismo na cidade, que pediram a preservação do imóvel construído na década de 1940 para ser um abrigo para pescadores.

O Portal Multiplix entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio na manhã desta quarta-feira, 5, que, por nota, respondeu:

A Prefeitura de Cabo Frio foi convidada para participar da audiência que discutirá questões referentes à demolição ou manutenção da Cabana do Pescador. O município estará presente para ouvir tanto a população quanto a Justiça, reafirmando seu compromisso com o diálogo e a busca por soluções que atendam ao interesse coletivo.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.