Calendário das eleições suplementares em Búzios é divulgado pelo TRE; veja as datas
Tribunal Regional do Estado publicou informações a respeito da resolução do pleito que ocorre em 28 de abril
Os eleitores de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, precisarão ir mais cedo às urnas neste ano, após o Tribunal Regional Eleitoral (TER-RJ) marcar a data da eleição suplementar, que vai ocorrer no município no dia 28 de abril. Nos últimos dias, o órgão pulicou todas as informações a respeito da resolução do pleito.
Além da votação confirmada para o domingo, 28 de abril, a chapa vencedora exercerá o mandato até 31 de dezembro de 2024.
De acordo com o TRE-RJ, estão aptos a votar na eleição suplementar, eleitoras e eleitores com cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral na cidade até o dia 29 de novembro de 2023.
Ainda segundo as informações divulgadas pelo órgão, poderão concorrer ao pleito aquelas pessoas filiadas a algum partido político e com domicílio eleitoral até o dia 31 de outubro de 2023. Os registros de candidatura devem ser encaminhados ao cartório eleitoral de Búzios até o dia 22 de março, destacou o tribunal do Rio.
Conforme resolução do TRE-RJ, os partidos políticos aptos ao pleito terão entre os dias 13 a 17 de março para deliberar sobre a escolha dos candidatos a prefeito e vice-prefeito. Após o registro de candidatura, o juiz eleitoral terá cinco dias para deferir ou não as candidaturas. A propaganda eleitoral não poderá ser veiculada em rádio e TV.
A propaganda será permitida a partir do dia 23 de março, data em que a 172ª Zona Eleitoral funcionará em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Os eleitos serão diplomados até 20 de maio, após o julgamento de suas prestações de contas. A posse fica sob responsabilidade da Câmara de Vereadores.
Também segundo a resolução divulgada pelo Tribunal do Rio, o vencedor no pleito suplementar vai ser diplomado até a data limite de 20 de maio para governar a cidade de Búzios, podendo ainda participar das eleições municipais previstas para outubro, como ocorrem de quatro em quatro anos em todo o país.
Entenda o motivo do pleito
O órgão está convocando eleições suplementares no balneário após decisão da ministra Isabel Gallott, publicada neste mês de fevereiro, que negou o recurso interposto pela defesa do então prefeito Alexandre Martins (Republicanos), afastado do cargo por abuso de poder econômico nas eleições de 2020.
Na ocasião, após receber uma denúncia, a Polícia Militar apreendeu R$ 6,2 mil em espécie, folhetos de propaganda e planilha especificando "as condutas ilícitas qualificadas", como diz a decisão. Em 2022, o TRE-RJ já havia cassado os mandatos de Martins, e do vice na chapa, Miguel Pereira de Souza (PL).
Em sessão plenária no último dia 6 de fevereiro, o presidente da Câmara de Vereadores de Búzios, Rafael Aguiar (Republicanos) tomou posse como prefeito interino na cidade. A reunião também oficializou o vice-presidente da Casa, Josué Pereira (PL), como o novo chefe do Legislativo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!