Carmo completa 139 anos de emancipação político-administrativa
Conheça um pouco da história do município que já pertenceu a Cantagalo
O dia 13 de outubro é uma data especial para o município de Carmo, na Região Serrana do Rio. A cidade, que fica localizada próximo à divisa com o estado de Minas Gerais, está completando 139 anos de emancipação.
Carmo também faz divisa com as cidades de Cantagalo, Sumidouro, Sapucaia, Duas Barras e Além Paraíba. A história do município remonta os primeiros anos após a independência do Brasil, quando as suas terras começaram a ser povoadas pelos fazendeiros e os escravos.
De acordo com informações da prefeitura, até o século XIX, as terras carmenses tinham presença marcante da Mata Atlântica e eram pertencentes a uma sesmaria do município de Cantagalo. Só em 1832 que o povoado foi se formando com os colonos que chegavam do norte-fluminense. Segundo a história, os homens subiam o rio Paraíba do Sul, dentro do contexto do ciclo econômico do café.
Com isso, a floresta local foi derrubada e a primeira igreja matriz foi construída em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, dando surgimento a Arraial de Samambaia. Logo depois a cidade passa a se chamar Arraial de Cantagalo.
Município de Carmo comemora aniversário de 139 anos | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Segundo o livro Um Século de História Carmense, editado em 1977, em homenagem ao Centenário da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, a cidade começou a crescer em torno da igreja, em maio de 1832.
Com o desenvolvimento da região, o local tornou-se a freguesia de Nossa Senhora do Monte do Carmo e ganha o nome de Vila do Carmo de Cantagalo.
A vila teve emancipação política penas em 1881, porém, Carmo se torna uma cidade apenas em 1889, tendo que passar por um planejamento urbano para a projeção do desenvolvimento e crescimento do município. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as festividades para celebrar o aniversário de Carmo não acontecerão presencialmente.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.