Chuvas intensas dessa quinta-feira causam danos em cidades da Região Serrana do Rio
Bairros de Bom Jardim, Nova Friburgo e Teresópolis tiveram ocorrências registradas
A chuva forte que atingiu a Região Serrana do Rio na tarde dessa quinta-feira, 7, teve impactos em Bom Jardim, Nova Friburgo e Teresópolis.
Bom Jardim
Na manhã desta sexta-feira, 8, a Prefeitura de Bom Jardim informou que “uma tromba d’água foi registrada no município. Durante uma hora, choveu aproximadamente 103 mm”.
Na rua Domingos Antônio Carriello, no bairro Bela Vista, a força da água levou o calçamento. Nos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver paralelepípedos arrancados. Confira:
De acordo com o governo municipal, a via permanece interditada para veículos até o início da tarde desta sexta. Para reparar os danos, uma equipe da Secretaria de Obras já está no local para fazer a limpeza do trecho e a revisão dos paralelos que ficaram desnivelados.
Teresópolis
Em Teresópolis, a prefeitura enviou um boletim com duas ocorrências registradas nessa quinta, 7.
Uma queda de árvore ocorreu na rua Dr. Jorge Melick, no Corta Vento, e um deslizamento de terra foi registrado na estrada Rio Bahia, quilômetro 77, no Fischer.
De acordo com a Defesa Civil, em uma hora seguida, o maior volume de chuva aconteceu no bairro São Pedro, com 27,28 mm.
Além da praça José Augusto Vieira, no Ermitage, as ruas Sebastião Teixeira, na Várzea, e Júlio Rosa, na Tijuca, tiveram alagamentos registrados.
Na última terça-feira, 5, sirenes chegaram a ser acionadas nos bairros da Ilha do Caxangá e do Rosário, segundo informações da Prefeitura de Teresópolis.
Nova Friburgo
Em Nova Friburgo, as imagens da chuvas de quinta-feira, 7, foram registradas em vídeos nas redes sociais.
Uma câmera de segurança mostra um volume intenso de água em um dos trechos da RJ-130, em Duas Pedras. Veja abaixo:
A Prefeitura de Nova Friburgo informou na manhã desta sexta, 8, que a Defesa Civil não registrou ocorrências pelas chuvas dessa quinta.
Sobre o trecho da RJ-130, o governo municipal disse ainda que a responsabilidade pela via é o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Além disso, reforçou que, segundo o Cemaden/Inea, a previsão é de chuva moderada a forte a partir desta tarde.
A reportagem entrou em contato com o DER que identificou o seguinte:
A drenagem da RJ-130, no trecho do hospital São Lucas, em Duas Pedras, está direcionada para o Córrego do Mosquito. No entanto, o departamento identificou a necessidade de adequar a vazão do curso d'água ao volume a ser recebido. Por isso, uma nova intervenção está sendo planejada, em conjunto com a prefeitura da cidade, para executar um novo projeto de drenagem na região.
O Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em todo Estado do Rio de Janeiro, entre esta sexta, 8, e sábado, 9.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!