Inverno 2024 começa no fim da tarde desta quinta-feira; confira a previsão do Inmet
Estação mais fria do ano vai até o dia 22 de setembro
O inverno de 2024 começa oficialmente nesta quinta-feira, 20, às 17h51, para a maior parte do território brasileiro. Marcado pelo solstício, fenômeno desse início da estação, quando o sol estará incidindo diretamente no Trópico de Câncer, o dia é o mais curto do ano, e a noite, a mais longa, com o sol nascendo às 7h04 e se pondo às 17h28, pelo horário de Brasília.
Uma previsão para os próximos meses foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A estação costuma ser marcada por um período menos chuvoso e com queda na temperatura do ar, que também fica mais seco.
O prognóstico do Inmet para o inverno deste ano na Região Sudeste do Brasil indica predomínio de chuva abaixo da média e aponta detalhes sobre o tempo, em especial nas áreas serranas:
As temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região, porém, não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio em alguns dias, podendo ocorrer formação de geadas em pontos isolados de regiões com altitude elevada.
Sobre as condições oceânicas observadas, o Inmet informa que a condição atual do fenômeno El Niño – Oscilação Sul (Enos) é de “neutralidade” desde o início de maio.
O instituto se baseia em dados do Apec Climate Center (APCC), centro de pesquisa sediado na Coréia do Sul, e confirma “uma probabilidade de 48%, que as condições de neutralidade irão permanecer durante o inverno/ 2024, com chances de desenvolvimento do fenômeno La Niña no trimestre de julho-agosto-setembro/ 2024”.
Em um panorama geral, a previsão do Inmet ressalta a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, devido à presença de massas de ar seco, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste.
Isso influencia também na baixa umidade relativa do ar, que consequentemente, “favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias”.
Mapas do Inmet mostram previsões de chuvas e temperaturas para inverno de 2024 | Foto: Reprodução/Inmet
Para o primeiro dia da estação mais fria do ano, o Inmet já emitiu um aviso de “perigo potencial” para a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, o que indica que está baixa. Esses indicadores influenciam um baixo risco de incêndios florestais e também podem afetar a saúde das pessoas.
Além disso, as incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, se juntam a menor incidência de radiação solar e provocam a queda na temperatura do ar, o que resulta em valores médios abaixo de 22°C para a parte do Sul e Sudeste do Brasil.
Registro da formação de gelo no Pico da Caledônia, em Nova Friburgo | Foto: Paulo Braga Júnior
Ainda nessa área do país, a ocorrência de geadas é comum no inverno. Esse fenômeno já ocorreu no outono em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.
Porém, o guia de turismo Paulo Braga Júnior, que tem bastante experiência na subida do Pico da Caledônia, conta que a presença de gelo na área tem sido um pouco atípica:
Nesta época, é comum o gelo por aqui. Mas, até então, apenas em três ocasiões isso aconteceu. Atipicamente, ocorreu em abril, o que criou uma expectativa que não se confirmou. Posteriormente, teve em maio uma vez e uma única outra em junho, o que não é muito comum.
Paulo mantém as expectativas para as baixas temperaturas:
Agora é aguardar para ver se, quem sabe, o frio chega. Até então, seguimos com temperaturas amenas para esta época.
De acordo com o Inmet, o inverno vai até as 9h44 do dia 22 de setembro. Ou seja, prepare seus cobertores e casacos extras pelos próximos meses!
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!