Nova Friburgo anuncia medidas para ajudar pessoas em situação de rua durante a onda de frio
Município tem 33 pessoas identificadas pela Secretaria de Assistência Social nessa realidade, mas ponto de apoio só tem capacidade para dez atendimentos

Foi realizada na quarta-feira, 29, uma reunião na Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, para definir estratégias e ações de acolhimento às pessoas em situação de rua no município durante os próximos dias de frio. As ações são temporárias e exclusivas para esses dias em que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para riscos à saúde por conta das baixas temperaturas.
Um grupo de trabalho de combate aos riscos humanitários causados por condições climáticas severas foi criado durante o encontro e oficializado no Diário Oficial do município nesta quinta, dando legitimidade às estratégias definidas durante a reunião.
As ações acontecerão a partir de hoje, no espaço que foi cedido pela Secretaria de Educação, a Escola Municipal Dante Magliano, no bairro Ponte da Saudade, onde há uma estrutura com banheiros e chuveiro, capaz de abrigar homens e mulheres, e que será um ponto de apoio.
De acordo com a prefeitura, um veículo estará à disposição para o transporte das pessoas e seus pertences até o abrigo provisório, que terá colchonetes, roupas de cama, cobertores novos e alimentação.
Uma equipe também foi formada por técnicos de abordagem, assistentes sociais e um técnico de enfermagem da Secretaria de Assistência Social, psicólogos da Secretaria de Saúde e guardas municipais, que vão realizar o acolhimento dessas pessoas neste período da frente fria.
Ponto de apoio de Duas Pedras
Na cidade, existe outro ponto de apoio para essas pessoas, que fica no bairro Duas Pedras, que, segundo a prefeitura, oferece cama, banho e alimentação, e tem capacidade para dez pessoas.
Ainda de acordo com a prefeitura, o secretário de Assistência Social, Marcinho Alves, está trabalhando para buscar um lugar mais adequado e possivelmente ampliar o atendimento, independentemente dos períodos de frio.
Espaço tem capacidade para receber dez pessoas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
De acordo com a gestão municipal, o local atual é destinado para situações de emergência e passou recentemente por reparos.
“Os acolhidos passam por várias etapas visando que os indivíduos superem a situação de rua, fortalecendo vínculos interpessoais e familiares", informou a prefeitura.
Questionado sobre a situação da estrutura do local, o Executivo municipal disse que no último sábado, 24, o secretário de Assistência Social e integrantes da secretaria promoveram a limpeza e substituição de oito colchonetes, roupas de cama e cobertores por itens novos.
O ponto de apoio fica na rua Benjamin Constant, em Duas Pedras (próximo ao Terminal Rodoviário Norte - onde anteriormente funcionava um motoclube).
Pessoas em situação de rua
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, atualmente a cidade tem 33 pessoas em situação de rua e a prefeitura já ofereceu suporte a elas.
“Todas já recebem acompanhamento e um trabalho regular de abordagem técnica visando à conscientização para que deixem essa condição", disse a prefeitura por meio de nota.
Além disso, o Executivo municipal informou que equipes fazem oferta de benefícios sociais para que os indivíduos deixem a situação de rua e passem para situação de moradia digna.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.