Número de acidentes de trânsito aumenta pelo segundo mês consecutivo em Nova Friburgo; março teve mais de 60 registros
Cidade se destaca na Região Serrana do Rio com maior frequência de lesão corporal culposa no trânsito
Nova Friburgo registrou uma média de dois acidentes de trânsito por dia no mês de março de 2024, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros.
Do dia 1º a 31 do terceiro mês do ano, a corporação informou que foram 64 ocorrências na cidade da Região Serrana do Rio.
Além disso, na RJ-116, que corta o município, ocorreram 14 acidentes.
Em fevereiro, o município já tinha contabilizado um aumento no número de registros no trânsito, com 57 casos. Em janeiro, até o dia 30, foram 40.
Tombamentos e batidas estão entre os casos mais frequentes da cidade e, geralmente, são registrados e divulgados nas redes sociais. Veja no vídeo abaixo:
O Portal Multiplix entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo, pelo terceiro mês seguido, para saber que ações estão sendo tomadas para tentar diminuir o número de acidentes e recebemos a seguinte resposta:
Regularmente são promovidas campanhas de conscientização e orientação à condutores e pedestres, por meio das redes sociais da Prefeitura e da Smomu (Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana). Além disso, uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar, através do Programa Estadual de Integração da Segurança – PROEIS, estão sendo promovidas blitz em dias e locais aleatórios, de modo a coibir diversas irregularidades no trânsito.
O governo municipal ainda destacou que “o Poder Público (prefeitura e autoridades policiais) precisa da conscientização e colaboração da população", e informou à reportagem quais as maiores causas de acidentes:
A maioria das ocorrências registradas são decorrentes de imprudência, imperícia e desatenção.
Também solicitamos dados sobre os números de atendimentos feitos pelo Hospital Municipal Raul Sertão em relação às ocorrências no trânsito e aguardamos retorno.
Casos de lesão corporal culposa no trânsito
O painel de monitoramento do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro mostra que Nova Friburgo é a cidade da Região Serrana com maior frequência de lesão corporal culposa no trânsito em janeiro e fevereiro de 2024.
Os dados apontam que a cidade teve, nos dois primeiros meses deste ano, 52 casos ou vítimas desse tipo de ocorrência.
Acidentes de trânsito em março de 2023
O Corpo de Bombeiros também disponibilizou ao Portal Multiplix os dados de acidentes de trânsito em março de 2023.
Segundo a corporação, foram 52 ocorrências no terceiro mês do ano passado, com 12 registros a menos que no mesmo período de 2024.
Na RJ-116, os números de acidentes em março de 2023 também foram menores, contabilizando oito casos. Ou seja, seis a menos.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!