MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Onda de calor que atinge todo o Estado do Rio de Janeiro deve durar até o próximo domingo

Temperaturas devem ultrapassar os 30°C em cidades das regiões Serrana e dos Lagos

Por Rômullo Espíndola
03/05/24 - 12:00
Onda de calor que atinge todo o Estado do Rio de Janeiro deve durar até o próximo domingo Nova Friburgo tem sol forte nesta sexta-feira, 3 | Foto: Bruno Ribeiro

Nos últimos dias, todo o Estado do Rio de Janeiro vem enfrentando uma nova onda de calor em meio ao outono e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de temperaturas elevadas até o próximo domingo, 5, inclusive nas cidades das regiões Serrana e dos Lagos.

O alerta do instituto, que prevê temperaturas 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias, começou a contar desde a última quarta-feira, dia 1°, e tem previsão para terminar no início da próxima semana, quando os termômetros devem voltar aos ‘padrões’ da estação atual.

Além do Rio, outros estados do Brasil estão sofrendo com as altas temperaturas desde o fim do mês de abril, são eles: Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Na capital carioca, o Inmet prevê máxima de até 38°C durante esta sexta-feira, 3.

Pensando nisso, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) começou a distribuir água para os fãs da cantora Madonna, que se apresenta na cidade neste sábado, 4. Uma operação especial vai funcionar até o fim do espetáculo, com uma “frota de hidratação”.

Nas cidades do interior do Rio, a onda de calor também pode ser sentida, ainda que em níveis um pouco mais brandos. Na Região Serrana, conhecida por ser a mais fria do estado, a previsão é de mais de 30°C para os próximos dois dias em cidades como Nova Friburgo e Teresópolis.

Termômetro registra temperatura acima dos 30ºC na Região Serrana nesta sexta, 3Termômetro registra temperatura acima dos 30ºC na Região Serrana nesta sexta, 3 | Foto: Alisson Dutra

Segundo a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, a expectativa é de que essas ondas de calor desapareçam a partir de junho, pelo menos até o mês de setembro, quando as temperaturas voltam a subir no país. Ainda assim, 2024 não deve ser tão quente como foi no ano passado:

Essa é a quarta onda que emitimos em 2024, mas não dá pra dizer que é a última do ano. Esse ano, a gente não vai estar mais com o efeito do ‘El Niño’ [fenômeno meteorológico]. A partir de junho para agosto começam os efeitos do ‘La Niña’, que traz uma temperatura mais agradável.

Como destacado pela especialista, o forte calor não dá trégua a nenhuma cidade do estado, como, por exemplo, os municípios da Região dos Lagos, que devem registrar temperatura acima dos 34°C no fim de semana. Um deles é Arraial do Cabo, que nesta semana aproveitou para compartilhar recomendações.

Conforme publicado pela Secretaria de Saúde do ‘Caribe brasileiro’, as altas temperaturas podem causar problemas de saúde, por isso, é preciso ter cuidado ao se expor diretamente ao sol. Em caso de qualquer sinal de mal-estar ou insolação, é importante procurar um médico imediatamente.

Confira dicas e cuidados em meio ao forte calor:

  • Evite a exposição direta ao sol, especialmente das 10h às 16h, e use sempre o protetor solar;

  • Use chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV;

  • Use roupas leves e que não retém muito calor;

  • Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados;

  • Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;

  • Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;

  • Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes;

  • Crianças, idosos e pessoas doentes podem não sentir sede, ofereça-lhes água frequentemente;

  • Mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água;

  • Busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.