Presépio feito com materiais biodegradáveis e naturais da Região dos Lagos está em exposição no Vaticano
Obra do Santuário Cristo Redentor foi selecionada para representar o Brasil no evento
O presépio "Esperança de Vida: Cuidado com a Criação", do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor em parceria com o Instituto Redemptor, a Artesa Design, a artesã Eva Gomes e a artista plástica e cenógrafa, Fabiana Barrocas, foi selecionado para representar o Brasil na renomada exposição 100 Presépios no Vaticano.
A peça foi confeccionada exclusivamente com materiais naturais e biodegradáveis, como taboa, fibra de bananeira, palha de milho e fibra de coco, todos vindos da Região dos Lagos do Rio, provenientes de cidades como Casimiro de Abreu e São Pedro da Aldeia, segundo os artesãos.
O evento está sendo realizado na colunata da praça de São Pedro, entre 8 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025.
De acordo com o santuário, pela primeira vez, um presépio brasileiro participa da exposição.
Os personagens foram feitos por Tia Eva e por Fabiana Barrocas. A direção de arte e o design são assinados por Luiza Bomeny, que destaca a importância dessa participação para o fortalecimento do trabalho artesão no país:
É uma alegria enorme ver nosso artesanato ganhando o mundo. E uma honra estar em um lugar tão especial como o Vaticano. Isso, para mim, é um sinal divino de que estou no caminho certo, levando o design que acredito tanto para potencializar o trabalho desses grandes talentos que são nossos artesãos brasileiros.
Projeto reflete um compromisso com o uso responsável dos recursos naturais | Foto: Divulgação/Santuário Cristo Redentor
Ao Portal Multiplix, Fabiana disse que a sensação é de ter realizado com êxito a missão de participar de algo que trouxe o merecido reconhecimento ao talento dos artistas brasileiros:
Participar junto aos artesãos locais foi incrível, estar diretamente envolvida em um projeto como artesã me traz a alegria de lidar com a arte em seu formato mais puro e nato, trabalhando desde a matéria prima que a natureza nos proporciona ao talento mais natural e puro dos artistas envolvidos.
Para Marcos Martins, gestor ambiental do santuário e responsável pelo projeto, junto com a designer de interiores Alessandra Amaral, a participação na exposição representa um marco importante, promovendo o artesanato sustentável e gerando impacto social ao criar emprego e renda para artesãos locais.
O reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, destaca a relevância do presépio:
A presença do presépio na exposição '100 Presépios no Vaticano' representa o compromisso do santuário com a promoção da fé e da ecologia integral. Este projeto leva ao mundo a mensagem de que nossa espiritualidade está conectada ao cuidado com a nossa Casa Comum.
Além disso, o evento organizado pelo Dicastério para a evangelização faz parte da série "O Jubileu é Cultura", em preparação ao Jubileu de 2025, e, segundo o santuário, "carrega uma mensagem de esperança ao relembrar que a simplicidade da manjedoura é a essência da vida e da esperança universal".
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!