Segundo maior avião de carga civil do mundo chega a Cabo Frio nesta quinta com 40 toneladas de suprimentos
Mega cargueiro Antonov AN-124-100 vai trazer material para abastecer a indústria fluminense
O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai receber uma rara visita nesta quinta-feira, dia 9, o mega cargueiro russo Antonov AN-124-100, considerado o segundo maior avião de carga civil do mundo em capacidade.
O cargueiro virá de Houston, nos Estados Unidos e tem o pouso previsto para as 16h.
De acordo com a assessoria de comunicação do Cabo Frio Airport, o Antonov vai trazer mais de 40 toneladas de carga para abastecer a indústria fluminense.
“Contamos com a segunda maior pista do estado do Rio de Janeiro, uma equipe de nível internacional e uma solução logística completa, o que possibilita à região receber aeronaves do porte do Antonov AN-124-100”, explica Rodrigo Abreu, diretor-geral do aeroporto.
Sobre a aeronave
Em termos de capacidade de transportar cargas, o Antonov AN-124-100 só perde para o AN-225, também da Antonov.
O cargueiro mede 68,9 metros de comprimento e pode embarcar até 150 toneladas de cargas.
No Canadá, o AN-124-100 já transportou vagões de trem para a Irlanda. Nos Estados Unidos, um submarino de resgate da Marinha Americana foi o “passageiro”. As aeronaves também são usadas em ações humanitárias.
Cargueiro mede 68,9 metros de comprimento e pode embarcar até 150 toneladas de cargas | Foto: Divulgação/Cabo Frio Airport
Aeroporto Internacional de Cabo Frio
O Cabo Frio Airport é o primeiro aeroporto público com gestão privada do Brasil, inaugurado em 1998. Em 2010, teve sua pista ampliada, tornando-se a segunda maior pista do estado do Rio de Janeiro.
Atualmente, recebe voos comerciais de passageiros das empresas Azul e Gol, voos comerciais de carga da Latam, voos internacionais fretados de passageiros e carga, além de aviação geral (voos particulares) e offshore (voos de helicópteros para as plataformas de petróleo).
O aeroporto está habilitado a operar grandes aeronaves cargueiras e de passageiros, com capacidade de movimentação de 570 mil passageiros por ano. Além disso, ele tem localização estratégica não só para a atividade turística na Costa do Sol, mas também para o desembarque de insumos e implementos para a indústria de óleo e gás, muito forte na região.