TRE-RJ realiza novo mutirão para cadastramento biométrico no próximo sábado
Municípios que devem passar por revisão eleitoral vão contar com postos de atendimento de 9h às 15h
Com o intuito de registrar mais eleitores de cidades que precisam fazer cadastramento biométrico, ocorre neste sábado, dia 21 de setembro, uma nova edição do plantão em todas as zonas eleitorais do estado, com exceção daquelas situadas nos municípios que já concluíram a revisão biométrica do eleitorado ( casos de Armação dos Búzios, Niterói, São João da Barra, Queimados, Rio das Ostras, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes).
O eleitor em dúvida sobre a necessidade de fazer a biometria pode fazer a consulta (link) no site do TRE-RJ ou na Central de Atendimento Telefônico (21) 3436-9000.
O horário de atendimento permanecerá das 9h às 15h. Todos os eleitores devem fazer o agendamento para participar do Sabadão Eleitoral. Na cidade do Rio de Janeiro, é possível ser atendido sem agendamento exclusivamente na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada na Avenida Wilson, 198, Centro. Essa CAE atende eleitores de qualquer domicílio eleitoral do estado do Rio de Janeiro, por ordem de chegada.
Em 35 municípios fluminenses, o cadastramento é obrigatório (revisão eleitoral). Em sete dessas cidades (Cambuci, Cantagalo, Carmo, Conceição de Macabu, Engenheiro Paulo de Frontin, Sapucaia e Sumidouro), o prazo para a biometria obrigatória termina no próximo domingo, 22. Nos demais 28 municípios, a revisão eleitoral vai até o dia 1º de dezembro.
Documentação
O eleitor deve levar documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência recente (até 3 meses de emissão) e título de eleitor (se tiver). Além desses documentos, os eleitores do sexo masculino com mais de 18 anos que forem tirar a primeira via do título devem também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar (com foto).
Nos municípios onde o procedimento é obrigatório, o eleitor que não comparecer dentro do prazo terá seu título eleitoral cancelado, ficando impedido de votar, de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, de obter passaporte, de ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Também poderá ter dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa. Para mais informações, o eleitor deve acessar o site https://www.tre-rj.jus.br/biometria.