Verão terá menos chuva e temperatura acima da média, segundo Inmet; veja o prognóstico climático
Calor e umidade provocarão pancadas de chuva nos próximos meses no estado do Rio de Janeiro
A estação mais quente do ano começou oficialmente no último sábado, 21, às 6h20, no horário de Brasília. De acordo com o prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este verão será marcado por menos chuva e temperatura acima da média em todo o Sudeste.
Ao Portal Multiplix, o Inmet ressalta que, nas regiões Serrana e dos Lagos no Rio de Janeiro, as chuvas serão influenciadas por fenômenos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e as típicas pancadas de verão causadas pelo calor e a umidade.
O instituto explica ainda que:
O prognóstico para os próximos meses (janeiro, fevereiro e março de 2025) indica chuvas um pouco abaixo da média, mas ainda podem ocorrer eventos intensos de chuva ao longo da estação. As temperaturas ficam acima da média em todo o estado, inclusive nas regiões dos Lagos e Serrana.
Sobre o impacto na safra de 2024 e 2025, o comunicado do Inmet afirma que, mesmo com as chuvas mais irregulares previstas em grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, o volume deve ser suficiente para manter os níveis de água no solo necessários para as plantações que se encontram no estágio de maior necessidade hídrica.
Influência do fenômeno La Ninã
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, no próximo trimestre o Brasil será condicionado pela atuação da La Niña, só que dessa vez "será de fraca intensidade e curta duração".
Com isso, o verão será caracterizado por chuvas no Norte e parte do Nordeste, enquanto a parte central, que envolve o Centro-Oeste e Sudeste, terá elevação nas temperaturas.
No estado do Rio de Janeiro, o aumento da umidade provocado pela La Niña favorecerá a ocorrência de chuvas.
O verão será quente e abafado e vem com pancadas de chuva, principalmente à tarde, quando se formam nuvens de tempestade. Teremos a tendência de rajadas de vento e até mesmo a possibilidade de queda de granizo
, destaca a especialista.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!