Análise de DNA auxilia Polícia Civil a identificar suspeito de estupros em série contra crianças na Região Serrana
Agentes cruzaram dados genéticos e descobriram a autoria de abusos contra crianças em Teresópolis e Bom Jardim
Um suspeito de praticar estupro de vulnerável em série e tentativa de homicídio foi identificado e preso pela equipe da Polícia Civil da 110ª DP, na divisa de Teresópolis com Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, na última sexta-feira, 20.
Os crimes foram descobertos após peritos do Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense (IPPGF) analisarem o material genético do suspeito.
As investigações iniciaram após o abuso de uma menina de 13 anos, ocorrido em setembro de 2023, em Teresópolis. Segundo a 110ª DP, a vítima cuidava dos irmãos de 7 e 9 anos, quando foi atacada pelo homem que ainda tentou matá-la.
Durante a apuração do caso, conduzida em parceria com a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), os perfis genéticos foram comparados no Banco Estadual de Perfis Genéticos (Bepug/RJ).
Esse serviço de inteligência da polícia armazena materiais biológicos, como fios de cabelo, sangue e outros vestígios, encontrados no corpo das vítimas ou em cenas de crime de todo o estado.
Com o uso dessa tecnologia, os peritos constataram que o autor era o mesmo responsável por crimes investigados pela delegacia de Bom Jardim.
De acordo com a polícia, o suspeito agia de maneira semelhante: durante a noite, após se certificar de que uma criança estava sozinha em casa, ele desligava o disjuntor de energia e invadia o imóvel da vítima.
A investigação continua em andamento, e os policiais agora buscam comprovar a autoria do homem em outros crimes.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!