Nova Friburgo, Teresópolis e Arraial do Cabo conquistam categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro
Outras 14 cidades do estado do Rio também foram classificadas com grau máximo e reforçam seus potenciais econômicos e culturais; veja quais são
O Ministério do Turismo (MTur) publicou, na última quarta-feira, 18, a atualização da categorização do Mapa do Turismo Brasileiro. Alguns municípios avançaram posições no ranking das melhores estruturas do setor, como é o caso de Nova Friburgo e Teresópolis, na Serra Fluminense, além de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.
Essa classificação considera as informações atualizadas de variáveis e agrupa as cidades em cinco categorias, de A a E. Com isso, evidencia o crescimento da atividade em diversas localidades.
A iniciativa ampliou em 151% o número de municípios do país com maior fluxo turístico e empregos no ramo. Ao todo, 145 cidades do país foram classificadas como A, dessas, 17 são do estado do Rio de Janeiro.
Segundo o Ministério do Turismo, o mapa reúne cidades com vocações comprovadas para o turismo e é essencial para monitorar o desempenho desse setor na economia.
Além disso, o objetivo é orientar a definição de políticas públicas e o direcionamento de verbas federais.
O Portal Multiplix analisou as informações das principais cidades da área de cobertura coletadas em 2019. Segundo os resultados da categorização, Nova Friburgo, Teresópolis e Arraial do Cabo ocupavam a categoria B.
Acompanhando as repercussões da nova classificação, o portal ouviu o secretário de Turismo de Nova Friburgo, Renan Alves, que avaliou:
Nova Friburgo alcançou a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, consolidando seu destaque no cenário turístico nacional. Esse reconhecimento reflete o crescimento e a relevância do setor na cidade, que integra a região turística Serra Verde Imperial, em função de suas características e vocações turísticas.
Renan ainda afirmou que "esse merecimento é fruto de uma combinação de fatores (...) a agenda de eventos turísticos e o estreitamento do relacionamento com instituições e entidades que nos trouxeram a esse resultado. Estamos gratos, mas cientes de que há melhorias ainda necessárias".
Já o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen (PL), celebrou a conquista em suas redes sociais:
Nosso município agora é oficialmente categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro! Essa conquista reconhece o potencial turístico da nossa cidade e é resultado de muito trabalho, planejamento e amor por Terê. Mostramos ao Brasil o que temos de melhor! Essa vitória é de todos nós!
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), também comemorou pela internet:
Alcançar a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro é um marco para Arraial do Cabo. Esse reconhecimento reforça o potencial turístico internacional da nossa cidade e é fruto do trabalho conjunto para fortalecer o setor. Com essa conquista, teremos ainda mais oportunidades de atrair investimentos, continuar aprimorando nossa infraestrutura, sempre com foco na sustentabilidade e na preservação das nossas riquezas naturais.
No estado do Rio, além das cidades citadas, as outras que estão na categoria A são: Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Itatiaia, Macaé, Mangaratiba, Niterói, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Saquarema e Valença.
Categorização
O Ministério do Turismo ressalta que a "categorização é uma forma de organizar e agrupar os municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, com base em características relacionadas ao desempenho da atividade turística", e ainda complementa:
Ela [categorização] não se trata de uma classificação de qualidade, mas sim de uma análise que ajuda a entender o nível de desenvolvimento e o impacto do turismo na economia local (...). Esse instrumento de gestão deve ser considerado como um critério de referência para o apoio aos programas e ações do Ministério do Turismo.
Categorias B, C, D, E
Os outros municípios do estado classificados Mapa do Turismo Brasileiro na categoria B são: Araruama, Barra do Piraí, Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Maricá, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Vassouras.
Já os classificados na categoria C são: Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Porto Real, Rio Bonito, Rio Claro, Santo Antônio de Pádua, São Francisco de Itabapoana, São Pedro da Aldeia, Sapucaia e Três Rios.
Na categoria D estão: Areal, Cambuci, Cardoso Moreira, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Cordeiro, Iguaba Grande, Italva, Japeri, Macuco, Mendes, Natividade, Pinheiral, Quissamã, Rio das Flores, Silva Jardim e Tanguá.
O único município do estado a ocupar a categoria E, de acordo com o mapa, é Trajano de Moraes.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!