MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alunos das Apaes de Friburgo e Cabo Frio representarão o estado na etapa final do XII Festival Nacional Nossa Arte

Esse é um dos maiores eventos da Apae Brasil e ocorre no Rio em comemoração aos 70 anos da criação da primeira unidade da organização no país

Por Erika Amaral
09/12/24 - 10:01
Alunos das Apaes de Friburgo e Cabo Frio representarão o estado na etapa final do XII Festival Nacional Nossa Arte Alunos das Apaes de Nova Friburgo e Cabo Frio representarão o estado na etapa nacional do Festival Nossa Arte | Fotos: Divulgação

Equipes de alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Nova Friburgo e Cabo Frio, nas regiões Serrana e dos Lagos do Rio, disputarão a etapa final do XII Festival Nacional Nossa Arte, que ocorrerá no centro de convenções Expo Mag, na capital, entre esta segunda-feira, 9, e sexta, 13.

E em comemoração aos 70 anos da Apae do Rio de Janeiro, a primeira unidade do Brasil, fundada em 11 de dezembro de 1954, as apresentações de rua serão realizadas em dois pontos turísticos da cidade: no Calçadão de Copacabana e na Estação Carioca.

De acordo com o presidente da Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro (Feapaes-RJ), Luís Valério Neto, o festival é uma forma de contribuir para a inclusão e o protagonismo das pessoas com deficiência:

O evento é um momento de levarmos à sociedade brasileira as potencialidades [dessas pessoas], proporcionando assim uma mudança de olhar, ou seja, não ver a pessoa com deficiência apenas pela deficiência, que é uma condição, mas reconhecer o ser humano pleno de habilidades e talentos que, muitas vezes, somente precisa de oportunidades.

O festival é um dos maiores eventos promovidos pela Apae Brasil, e é realizado a cada três anos desde 1995.

As atrações incluem apresentações de dança, teatro e música, que acontecerão em três diferentes palcos, além de exposição de obras de literatura e de artes visuais.

Todos os trabalhos são desenvolvidos por pessoas com deficiência das Apaes de todo o país.

Segundo os organizadores, são esperados mais de 2.000 participantes, entre artistas, acompanhantes e profissionais de 22 estados e do Distrito Federal.

Todas as atividades serão gratuitas e de classificação livre para todos os públicos.

Passo a passo

Em junho desta ano, Nova Friburgo sediou a etapa estadual do festival, que culminou na fase nacional.

Em Friburgo, participaram alunos das Apaes de, além da própria cidade serrana, Cabo Frio, Petrópolis, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, São João de Meriti, São Gonçalo, entre outras.

Na fase estadual, os artistas que conquistaram a primeira posição nas modalidades de dança, música, artes cênicas, visuais e literatura se prepararam para disputar, agora, a etapa nacional.

A reportagem conversou com representantes das equipes das Apaes de Nova Friburgo e Cabo Frio, municípios de cobertura do Portal Multiplix, para saber como estão os preparativos.

Nova Friburgo

A equipe serrana é formada por cinco jovens, maiores de idade, que disputarão a categoria de artes cênicas com a apresentação de uma peça inspirada no teatro popular italiano renascentista, conhecida como Comédia Dell'art, com os famosos personagens Arlequim e Colombina.

De acordo com o professor responsável, Leonardo Benvenuti, "é a terceira vez consecutiva que a Cia Teatral Tragicômico conquistou o primeiro lugar em artes cênicas no Festival Estadual Nossa Arte, promovido pela Federação Estadual das Apaes do Rio de Janeiro em parceria com a de Nova Friburgo".

Ainda segundo o professor, a equipe teatral tem experiência de sucesso em outras edições nacionais do festival:

A Cia Teatral Tragicômico já participou de outras edições do festival, em 2016, em Olinda, e em 2019, em Manaus, onde trouxeram na bagagem o troféu de 2° lugar com uma peça em homenagem ao Charles Chaplin.

Cia Teatral Tragicômico representará Nova Friburgo com a peça 'As desventuras de Arlequino'Cia Teatral Tragicômico representará Nova Friburgo com a peça 'As desventuras de Arlequino' | Foto: Divulgação

Sobre a Comédia Dell'art

A Cia Teatral Tragicômico da Apae Nova Friburgo tem a direção do professor Leonardo Benvenuti. O elenco é formado pelos alunos Jeffrey Avellar, Giselle Rosa, Túlio Rodrigues, Daniel Darci e Jorgiane da Silva.

Segundo o diretor artístico, "através da pesquisa histórica das máscaras dos arquétipos sociais daquele período na Itália, os alunos fizeram a montagem da peça e criaram seu próprio 'conavaccio' (roteiro teatral) chamado, 'As desventuras de Arlequino'".

Apae Cabo Frio

Já a Apae de Cabo Frio será representada por dez artistas que disputarão a categoria de dança popular e apresentarão uma coreografia do professor Vitor Oliveira, com o tema das Olimpíadas.

Os alunos, Matheus, Lucas, Ricardo, Gabriel, Thiago, Márcio, Gisele, Manuela, Louise e Maria Clara ensaiaram por três meses com o coreógrafo Vitor Loureiro e garantiram a participação na etapa nacional quando ficaram em 1º lugar na fase estadual.

Equipe de Cabo Frio tem 10 dançarinos que apresentarão coreografia com o tema das OlimpíadasEquipe de Cabo Frio tem 10 dançarinos que apresentarão coreografia com o tema das Olimpíadas | Foto: Divulgação

A coordenadora pedagógica, Mariana Félix, falou ao Portal Multilplixsobre a importância da instituição participar deste festival:

Este evento além de proporcionar a socialização e o protagonismo dos nossos assistidos, nos permite vivenciar com a sociedade um momento cultural e prazeroso em meio à diversidade humana, tirando da teoria e colocando em prática a inclusão da pessoa com deficiência e mostrando a capacidade de cada um independente da sua deficiência.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.