MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Com quase 30 anos, locadora em Nova Friburgo resiste ao tempo e oferece 4 mil cópias de DVDs

Espaço no distrito de Mury também tem uma pequena lan house, que já foi sucesso nos anos 2000

Por Alice Wandrofski
24/06/24 - 09:15
Com quase 30 anos, locadora em Nova Friburgo resiste ao tempo e oferece 4 mil cópias de DVDs Claudinha, como é conhecida pelos moradores, trabalha há mais de 20 anos no estabelecimento | Foto: Alice Wandrofski

Alugar um filme para assistir no conforto de casa já foi rotina para muitas pessoas. Essa tradição perdeu força com o surgimento dos streamings, porém, uma locadora em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ainda mantém as portas abertas.

A Mury Videolocadora funciona na parte central do 8º distrito e começou suas atividades em 1995, devido a uma paixão de Ivan Neves Brandão pelos filmes, como conta Claudia Souza Faltz, atendente do estabelecimento até hoje.

Na época, ele montou a locadora com VHS, as fitas. Tinha umas 150.

Espaço começou com a locação de fitas VHS, em 1995Espaço começou com a locação de fitas VHS, em 1995 | Foto: Bruno Ribeiro

Claudia foi convidada na década de 90 para cuidar da locadora em um período de viagem do proprietário e, desde então, passou a trabalhar no local.

Ela acompanhou a transição dos filmes em fita para DVD e recorda os momentos de auge no aluguel:

Em época de Carnaval, era de 150 a 200 filmes alugados. Final de semana, fazíamos aquele pacote para sexta, sábado e domingo.

Para disponibilizar os filmes aos clientes, o sistema de compra era dividido, com o objetivo de atender a todos os gostos. Assim, a locadora adquiria “cinco versões dubladas e cinco legendadas” do mesmo título.

'Titanic' foi um dos filmes mais alugados na Mury Videolocadora'Titanic' foi um dos filmes mais alugados na Mury Videolocadora | Foto: Alice Wandrofski

E quando um sucesso chegava às telas dos cinemas, era certo que a procura na locadora ia ser grande. Claudia destacou alguns nomes disputados na hora de alugar:

‘Titanic’, alguns [filmes] do Van Damme, Schwarzenegger. O ‘Náufrago’ também alugou muito.

A evolução das tecnologias fez Ivan dar uma 'nova cara' para a videolocadora, que passou também a ter uma lan house, já nos anos 2000, em uma sala extra.

Os 12 computadores eram muito procurados, tanto para trabalhos de escolas quanto para um momento de diversão, através de jogos e redes sociais.

Aqui dava fila na época do Orkut. (...)Tinha dia de a lan house funcionar até 22h, 23h, porque tinha aquele chamado 'corujão', as pessoas ficavam jogando.

Atualmente, apenas duas máquinas atendem os moradores que precisam de alguns serviços, como a impressão de boletos. Elas ficam em um dos cantos da locadora, pois o espaço exclusivo dos computadores foi fechado.

Dois computadores ainda integram a lan house Dois computadores ainda integram a lan house | Foto: Bruno Ribeiro

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, as videolocadoras estavam presentes em 82% dos municípios brasileiros. Em 2018, o número caiu para 23%.

Mesmo com essa queda na quantidade de estabelecimentos do ramo, ainda hoje, é possível encontrar 4 mil cópias de DVDs nas estantes da locadora de mais de 20 anos. Mas, claro que a demanda é muito menor:

Hoje em dia, sai um filme por mês. Tem um ou dois clientes com sítio aqui [em Mury] sem internet. Aí, vez ou outra, em um feriado grande, eles vêm, pegam dois ou três filmes.

Ivan era apaixonado por filmes e, por isso, criou a locadoraIvan era apaixonado por filmes e, por isso, criou a locadora | Foto: Alice Wandrofski

O dono da locadora, Ivan, faleceu em 2020 e, para Claudia, manter o funcionamento do estabelecimento é uma forma de homenagear o criador da Mury Videoloocadora.

Isso aqui era como se fosse um filho para ele. Ele gostava muito. Tanto que a gente permanece até hoje pela memória dele. E pra gente [Claudinha e os fillhos de Ivan], ele está aqui.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.