Escritor Teixeira e Souza vira inspiração para livro infantil de ex-professora de Cabo Frio
Ideia de escrever sobre romancista e conterrâneo surgiu após educadora perceber a falta de obras sobre o autor
Todo cabo-friense se orgulha de ter o primeiro escritor negro do país e membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, entre os seus conterrâneos, mas uma ex-professora resolveu ir além. Rosana Andreia lançou um livro inspirado no romancista e totalmente voltado para as crianças. “Teixeira e Sousa para crianças”, da editora Foco Letras, foi lançado no último fim de semana.
Recém-aposentada pela Secretaria de Educação de Cabo Frio, a ex-professora teve a ideia de escrever o livro após trabalhar por 35 anos como educadora e não encontrar nas escolas nenhum material sobre Teixeira e Sousa.
O trabalho começou em março, Rosana preparou a concepção do livro ao ser convidada para palestrar na última edição da Semana que homenageia o escritor.
Dei duas oficinas no evento e ali surgiram as ideias. É um trabalho que pode ser lido por qualquer criança e adulto. Tem um texto claro, neutro e também apresenta a proposta em preto e branco para quem quiser pintar. A história da cidade precisa estar em todo lugar, e este livro celebra a literatura, incentiva a arte e apresenta Cabo Frio ao mundo.
Sobre o processo de criação, a autora conta que durou três meses para que o livro ficasse pronto. As ideias das ilustrações passaram pela própria Rosana, com artes produzidas pelo também artista cabo-friense Matheus Amorim.
Rosana teve a ideia de escrever o livro após 35 anos na educação | Foto: Reprodução/Rede social
Com a publicação, Rosana Andreia chega ao seu sexto livro. Atual agraciada pela Câmara Municipal de Cabo Frio, tendo recebido a Comenda Teixeira e Sousa em solenidade que fez parte da 30ª edição da Semana Teixeira e Sousa, Rosana informou que, ao comprar o livro, o público também levará uma mini caixa de lápis de cor, para quem desejar pintar as ilustrações impressas no trabalho.
“Estou muito feliz porque criei neste trabalho um Teixeira e Sousa menino, e tenho certeza que todos vão adorar. É um livro especial, com apresentação de Júlio Emílio Braz, que é um grande escritor nacional de literatura infantojuvenil. Contei ainda com apoio da pesquisadora Rose Fernandes, que também participou da Semana Teixeira e Sousa. É um trabalho que nasceu das pesquisas feitas para o evento”, contou Rosana.
A Semana Teixeira e Sousa, realizada todos os anos pela Prefeitura de Cabo Frio, foi criada para homenagear Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro e autor do livro “O Filho do Pescador”, de 1843.
Teixeira e Sousa é considerado o primeiro romancista brasileiro | Foto: Reprodução/Redes Sociais
O evento foi criado por meio da Lei Municipal nº 1106/1991 passando a fazer parte do calendário oficial do município. Em julho de 2012, passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual nº 6290.
"Como acontece há 30 anos, passou a ser um fator agregador de valores literários e artísticos oriundos de diferentes partes do Brasil e do mundo", disse o secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.