Friburguenses se destacam nos carnavais do Rio e São Paulo
Evandro Malandro levou o prêmio estandarte de ouro como melhor puxador pela Grande Rio. Já Jorge Freitas ficou com o vice-campeonato em São Paulo.
O município de Nova Friburgo, na Região Serrana, além de Carnaval de grande qualidade oferecido pelas escolas de samba do Grupo A e do Grupo Especial da cidade, também se faz presente em folias ainda maiores, como nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com nomes como Evandro Malandro, puxador da Grande Rio, e Jorge Freitas, carnavalesco da Mancha Verde.
No Carnaval carioca, Evandro Malandro recebeu o tradicional prêmio do Estandarte de Ouro, o principal da folia da capital fluminense, como melhor puxador.
Evandro, que está na agremiação de Duque de Caxias há 20 anos, e passou por escolas como Renascer de Jacarepaguá e Acadêmicos do Cubango, de Niterói, passando ainda pelo Carnaval paulista.
Neste ano, ele puxou o samba-enredo que contava a história do babalorixá Joãozinho da Gomeia e defendia a liberdade e a diversidade. O prêmio será entregue no dia 13 de março.
Jorge Freitas
Já Jorge Freitas, campeão do Carnaval paulista com a Mancha Verde em 2019, neste ano, ficou na segunda posição na apuração realizada na última terça-feira, dia 25 de fevereiro.
A escola da torcida palmeirense ficou um décimo atrás da campeã Águia de Ouro. O enredo deste ano era “Pai, perdoai! Eles não sabem o que fazem.” A escola fez um paralelo entre a vida de Cristo e as ações humanas da atualidade.
Jorge Freitas foi professor e regente do Colégio Nossa Senhora das Mercês, em Nova Friburgo.
O carnavalesco iniciou sua carreira no Carnaval carioca, passando por Arranco do Engenho de Dentro e Vila Isabel, tendo passado pela Portela em 2004. Em 2000 chegou à escola Gaviões da Fiel ligada à torcida organizada do Corinthians, tradicional clube de São Paulo.
Na agremiação, Jorge conquistou os títulos nos anos de 2002 e 2003 no Grupo Especial e campeã do Grupo de Acesso nos anos de 2005 e 2007.
Em 2008 foi para as Rosas de Ouro, onde conquistou o título do Grupo Especial em 2010, assim como ocorreu em 2016 na Império de Casa Verde. Jorge ainda teve um Carnaval na escola Pérola Negra.
No ano passado, o friburguense desenvolveu o enredo sobre Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, e conquistou o primeiro título da história da Mancha.