Dia Mundial da Água
Ao celebrarmos no dia 22 de março o Dia Mundial da Água, todos somos convidados a rememorar a importância desse elemento da natureza na perspectiva da fé, recordando os enormes serviços ambientais que a água presta ao planeta e a todos os seres vivos. A água é fonte de vida, é meio de purificação e expressão simbólica das diferentes culturas e religiões da nossa casa comum planetária. Na dimensão da fé, são inúmeras as alusões sobre a água, tanto como sinal de vida, restauração e purificação, como também símbolo de morte nos dilúvios e enchentes que ceifam vidas humanas e destroem a natureza. Recordemos as diversas citações bíblicas sobre a água, como o lugar onde o Espírito de Deus paira (Gn.1,2), abençoando e purificando aquilo que existe de impureza em nós e em toda a criação; a água como caminho onde o Senhor nos conduz para restaurar as nossas forças (Sl.23); a água como fonte de desejo que nos lava e purifica (Sl.51); a água como símbolo da fonte que sacia e jorra para a vida eterna (Jo.4,14); a água como lugar da passagem da escravidão para a libertação (Ex.14); a água como sinal sacramental do batismo, onde o Senhor Jesus passa por ela para iniciar a sua missão (Mc.1,9-11), etc. As mais de 660 citações da água nas Sagradas Escrituras é uma demonstração que este elemento da natureza é fundamental na visão sistêmica e integradora entre o divino, o humano e o ambiental.
A celebração do Dia Mundial da Água é um momento de trazer à memória os valores desse patrimônio ecológico, associados com alguns contra valores no mau uso desse elemento da natureza, contrários daquilo que o Criador colocou em nossas mãos para ser contemplado, cuidado e administrado com sabedoria, grandeza e responsabilidade. Dentre os valores, se destacam o biológico, o teológico e o cultural. É inquestionável o papel da água como substrato abiótico imprescindível para gerar vida, evoluir processos bióticos, manter biomas e ecossistemas e garantir a saúde de todos os seres viventes. A água, como bem comum da casa planetária, presta um serviço ambiental de grande valor para a sociedade e os ecossistemas. Na dimensão teológica, a água é uma referência simbólica de todas as expressões religiosas da humanidade. A água carrega a presença do Criador, seja para manifestar a calmaria, a pureza e a transparência do amor divino e humano, seja para simbolizar as agitações e correntezas da realidade socioambiental. Nas espiritualidades franciscanas e inacianas, a água ora é tida como irmã e filha do mesmo Pai ou como fonte que jorra dons e bens que descem do alto. Nas culturas, a água é referência de sobrevivência, saúde, lazer, energia, alimentação, irrigação, pesca, indústria navegação e integração entre os povos.
Dentre os contra valores relacionados com a água, se destacam: O tratamento antinatural desse patrimônio, expresso no desperdício, nas diversas formas de poluição; na visão utilitarista e mercantilista da água, transformando-a em objeto de lucro e exploração; na falta de uma educação ambiental nas bacias, nascentes e manejos hidrográficos; no aumento da escassez que gera conflitos e processos migratórios; nas más gestões dos recursos hídricos e nas ações irresponsáveis que geram doenças e afetam a vida dos pobres e dos biomas e ecossistemas.
Ao lembrar esta data, que possamos tomar consciência da importância e grandeza das águas de nossos mares, rios, lagos e reservatórios, procurando dar um tratamento digno e correto, evitando o desperdício e poluição, e esforçando-nos para melhorar e reeducar a nossa relação com este patrimônio vital de nossa casa comum planetária.
O Portal Multiplix não endossa, aprova ou reprova as opiniões e posições expressadas nas colunas. Os textos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores independentes.