Estado determina o retorno às aulas 100% presenciais na próxima segunda-feira
De acordo com o governo estadual, maioria dos profissionais de educação está com esquema vacinal completo, o que justifica o fim do ensino híbrido

Alunos da rede estadual de ensino voltarão às aulas 100% presenciais na próxima segunda-feira, 25 de outubro. O decreto que determina a medida foi publicado nesta quarta-feira. Segundo a decisão, a opção pelo fim do ensino híbrido (presencial e remoto) ocorreu porque cerca de 85% dos profissionais de educação estão com o esquema vacinal completo, e os jovens de 12 a 17 anos, faixa etária dos alunos da rede, já receberam a primeira dose.
De acordo com o decreto, o retorno às salas de aula deverá seguir os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como o uso de máscara e o distanciamento, bem como as regras de cada município.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a medida também visa reduzir a evasão escolar agravada pela pandemia.
“Acreditamos em um retorno seguro e produtivo, com bom aproveitamento das aulas e respeito aos protocolos sanitários. Estamos falando do futuro dos nossos filhos e do nosso estado. O ensino presencial é fundamental para o convívio e formação dos nossos alunos”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.
Ensino híbrido
O ensino presencial nas escolas estaduais foi retomado em junho, no formato híbrido, em parte das unidades educacionais. Desde então, coube aos responsáveis, ou alunos maiores de idade, a opção pelo retorno presencial ou a permanência somente no ensino remoto.
A capacidade da sala de aula tinha que respeitar o sistema de bandeiras semanais – verde, amarela, laranja, vermelha e roxa –, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, que acompanha a evolução da pandemia no estado.
As escolas que ainda não tinham reaberto as salas de aula estavam funcionando apenas para atividades administrativas.