MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Entenda o que é o G20, qual será a programação e como fica a cidade do Rio durante os dias de evento

Fórum reúne países para debater temas relacionados à economia e ao desenvolvimento socioeconômico global

Por Rômullo Espíndola
Com informações da prefeitura do Rio e Governo Federal
13/11/24 - 15:40
Entenda o que é o G20, qual será a programação e como fica a cidade do Rio durante os dias de evento Município receberá dois eventos relacionados ao fórum a partir desta quinta-feira, 14 | Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

A capital do estado do Rio de Janeiro se prepara para receber o G20, fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia global e o desenvolvimento socioeconômico global.

Em solo brasileiro, a Cúpula de Líderes do G20 está agendada para segunda-feira, 18, e terça, 19, na cidade do Rio, e terá a participação de 19 países membros, além da União Africana e da União Europeia.

Antes disso, o município receberá dois eventos relacionados ao fórum a partir desta quinta-feira, 14: o Urban 20 (U20), e o G20 Social. Os encontros devem atrair cerca de 40 mil pessoas por dia ao Complexo Mauá, na área portuária do Rio.

Nos dias 18 e 19, são aguardadas 55 delegações de 40 países e 15 organismos internacionais, no Museu de Arte Moderna (MAM). O G20 é realizado em ciclos de um ano, com diversos encontros ministeriais e técnicos que culminam na cúpula de chefes de Estado e de governo.

Participam desta edição: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além de representantes da União Africana e da União Europeia.

Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024 | Foto: Reprodução/Paulo Pinto (Agência Brasil)

O G20 foi criado em 1999, em resposta à crise financeira global.

Preparativos na cidade

Por causa do evento de grande porte, foi montado no Rio o Complexo G20, que inclui as principais áreas de circulação das delegações, são elas: Museu de Arte Moderna (MAM), Aeroporto Santos Dumont, Vivo Rio, Marina da Glória, FGV, Monumento a Estácio de Sá e a orla da Zona Sul.

Em maio deste ano, foi publicado um decreto que transforma os dias 18 e 19 de novembro de 2024 em feriados na cidade. A medida busca facilitar o deslocamento dos líderes mundiais e suas comitivas pela cidade.

No entanto, algumas atividades seguirão funcionando normalmente, como o comércio de rua, bares e restaurantes; padarias; hotéis, hospedarias e pousadas; shoppings centers, centros e galerias comerciais; estabelecimentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas; pontos turísticos; indústrias localizadas em alguns bairros, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora.

Ainda de acordo com a prefeitura, trabalhadores dos seguintes serviços essenciais não terão feriado: saúde, pública ou privada; segurança privada; transporte público; coleta de lixo e limpeza urbana; serviços funerários e estabelecimentos atacadistas.

A Prefeitura do Rio de Janeiro também preparou diversas alterações no trânsito em alguns bairros. A operação nas vias será reforçada durante todo o período do evento, com a mobilização diária de 130 operadores de tráfego. Confira todas essas alterações no site do governo municipal.

Sobre a programação

Ao longo dos dias do G20, o Complexo Mauá, na região portuária terá um cronograma de eventos que inclui palestras, reuniões e shows gratuitos e abertos ao público no fim da tarde. Desta quinta-feira, 14, ao sábado, 16, o G20 Social será sediado no Espaço Kobra.

O evento é inédito no G20, criado pela presidência brasileira do fórum de cooperação econômica, e reunirá movimentos sociais dos países do grupo e convidados. Cerca de 10 mil pessoas devem participar dos debates, atividades e plenárias, que serão realizadas das 8h às 18h.

Durante o G20 Social, o Festival da Aliança Global será realizado na Praça Mauá, com shows ao ar livre após o fim dos debates. A expectativa da prefeitura é que 40 mil assistam às apresentações na Praça Mauá.

Prefeitura espera um total estimado de 120 mil participantes ao longo do eventoPrefeitura espera um total estimado de 120 mil participantes ao longo do evento | Foto: Divulgação/Governo Estadual

Também no Complexo Mauá será realizado o Urban 20 Summit, copresidido por Rio de Janeiro e São Paulo. Pela primeira vez o U20 será realizado na véspera da Cúpula dos Líderes do G20. Entre a quinta-feira, 14, e o domingo, 17, o evento vai reunir prefeitos e representantes de mais de 60 cidades do mundo.

Durante quatro dias, o grupo de engajamento das cidades devaterá a luta global contra a fome e a pobreza, o combate às mudanças climáticas e a reforma das instituições multilaterais, destacando a perspectiva dos governos locais e a diversidade das realidades urbanas entre os membros do G20.

Nos dias 18 e 19, acontece a Cúpula dos Líderes do G20, que reunirá os chefes de Estado e de governo das maiores economias do mundo, no MAM, no Aterro do Flamengo. Os 19 países do grupo, a União Europeia e a União Africana representam, juntos, 85% do PIB mundial, 75% do comércio global e 56% da população.

Esses ações marcam o encerramento do ciclo do Rio Capital do G20 que, ao fim do período, terá sido palco de 132 eventos e 26 reuniões oficiais na cidade, com um total estimado de 120 mil participantes.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.