Escolas estaduais voltam integralmente ao sistema presencial em Nova Friburgo
Alunos já retornaram às aulas presenciais nas unidades da rede estadual de ensino da cidade serrana
.jpg)
O Governo do Estado do Rio de Janeiro determinou o retorno integral às aulas presenciais na rede estadual de ensino no dia 25 de outubro, e definiu uma série de regras a serem obedecidas pelas unidades escolares.
Entretanto, reportagem publicada no dia 29 de outubro pelo Portal Multiplix mostrou que muitas escolas estaduais de Nova Friburgo não tinham retornado com 100% de sua capacidade e atuavam em sistema de rodízio por diferentes motivos.
Atualmente, quase um mês após a decisão, qual é a situação atual dessas unidades escolares do município da Região Serrana?
A Secretaria de Estado de Educação informou ao Portal Multiplix que, "não há mais a necessidade de utilização do sistema de rodízio para atendimento dos alunos da rede estadual na cidade, já que o decreto municipal nº 1.177, as escolas, localizadas em Nova Friburgo, iniciaram a retomada das atividades 100% presenciais no dia 16 de novembro. As unidades da Seeduc já foram orientadas a seguir a nova legislação”.
O decreto
O decreto 1.117 foi publicado no Diário Oficial do município no dia 11 de novembro e previa o retorno às atividades presenciais, com 100% de sua capacidade, a partir de 16 de novembro, com uma série de protocolos a serem seguidos.
As unidades que não estiverem em conformidade com as adequações legais e sanitárias para funcionamento deverão manter o modo remoto, e o acompanhamento pelos cadernos pedagógicos, de segunda a sexta-feira, em conformidade com o Plano de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (PAPNP).
Situação das escolas
Na época, o Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick, no Centro, informou à reportagem que estava sem aulas presenciais.
O Portal Multiplix apurou que faltavam funcionários para higienizar o espaço físico, para que a unidade cumpra os protocolos sanitários exigidos pelo estado e pelo município.
O colégio estadual alegava que apenas dois funcionários estavam realizando o serviço de limpeza.
A reportagem tentou contato novamente com o colégio, por telefone, e não obteve retorno.
Já no Colégio Estadual Canadá, localizado no bairro de Olaria, as aulas retornaram, mas com um revezamento de estudantes, pois a estrutura das salas não comportava a presença de todos os alunos e o respeito ao distanciamento mínimo de 1 metro, exigido por decreto municipal.
Em contato por telefone, a direção da unidade informou que a escola já havia retornado ao sistema presencial com 100% de sua capacidade e sem a necessidade de rodízio, seguindo as determinações do município e do estado.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.