Após excluir Friburguense da Copa Rio, Ferj volta atrás e mantém Frizão na competição; partida de estreia será nesta sexta
Federação aceitou recurso da equipe de Nova Friburgo e confronto diante do America foi remarcado
Antes mesmo de a bola rolar, a Copa Rio trouxe fortes emoções aos torcedores, ainda que fora de campo, quando na noite dessa terça-feira, 23, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) comunicou a exclusão do Friburguense do torneio, mas voltou atrás logo em seguida.
O primeiro comunicado foi emitido pela entidade de futebol no início da noite, alegando que a equipe da Região Serrana não havia feito a inscrição mínima de 15 jogadores em tempo hábil previsto no regulamento da competição, o que gerou a exclusão imediata da Copa Rio.
Assim, o Frizão daria classificação direta ao America, primeiro adversário da equipe no torneio, à próxima fase da Copa Rio. O clube da capital chegou a informar nas redes sociais que já estaria nas oitavas de final para um duelo contra o Volta Redonda, mas em algumas horas o cenário mudou.
A Ferj voltou atrás e revogou a exclusão do Friburguense do campeonato, depois que o clube entrou com um recurso e inscreveu os jogadores que faltavam para completar o plantel que vai disputar a Copa Rio. Com isso, o confronto foi mantido e teve apenas a data alterada de quarta, 24, para sexta, 26.
Por meio de nota divulgada nas redes sociais, o Friburguense esclareceu que “teria até as 18h [da terça-feira, 23] para profissionalizar mais dois jogadores, processo este que estava sendo feito. Esses dois atletas apareciam na súmula ainda como amadores, mas a situação se encontrava em processo”.
Ao Portal Multiplix, o gestor do clube José Eduardo Siqueira explicou que o desentendimento entre clube e federação ocorreu por causa da súmula eletrônica, que não estava atualizada dentro do prazo que o clube ainda tinha para inscrever os atletas:
O desentendimento foi por causa da súmula eletrônica que não constava dois atletas que estavam no processo de profissionalizar e isso aconteceria até as 18h. A federação entendeu que a gente não tivesse atendido ao artigo 43 do regulamento, sobre a quantidade de atletas inscritos.
A confusão entre federação e clube causou indignação entre os torcedores que taxaram o impasse como "amadorismo" dos dois lados. Uma tradicional torcida organizada do Frizão, inclusive, manifestou insatisfação com a atual gestão do clube e afirmou que o apoio é somente aos jogadores:
O clube já sabia desde o início do ano sobre a Copa Rio. Não temos o foco de competir, mas já sabíamos que participaríamos e deixaram para resolver em cima da hora trazendo todo esse transtorno. Seguimos no apoio aos atletas porque [apoiar] o clube está difícil.
No fim dessa terça, 23, ficou decido pela federação que a partida de estreia entre Friburguense e America que, estava prevista para esta quarta, 24, vai ocorrer na próxima sexta-feira, 26, com o jogo de volta entre os dois clubes acontecendo no dia 7 de agosto.
O primeiro jogo ocorre em Nova Friburgo, no estádio Eduardo Guinle. Já o duelo de volta será na capital do estado, no campo do America, o estádio Giulite Coutinho. O confronto marca a luta do Frizão pela taça inédita, já que o clube bateu na trave duas vezes, sendo vice em 2011 e 2016.
A Copa Rio conta com oito clubes da Série A1, oito da Série A2, quatro da Série B1 e quatro da Série B2. Os jogos serão realizados em sistema de mata-mata, com partidas de ida e volta. Os clubes que disputaram a elite estadual em 2023 aguardam os vencedores dos confrontos da primeira fase.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!