Botafoguenses de Nova Friburgo viajam de carro até a Argentina para ver o clube na final da Libertadores
Grupo de torcedores chegou a Buenos Aires nesta sexta-feira, 29, e conta como está sendo viver essa aventura
Cinco torcedores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, fanáticos pelo Botafogo, estão vivendo o sonho de acompanhar um dos momentos mais marcantes da história do clube: a final da Copa Libertadores da América de 2024.
O grupo partiu rumo à Argentina na última quarta-feira, 27, para assistir ao confronto que promete ser épico neste sábado, 30. A decisão vai acontecer no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
A viagem foi planejada meses antes, assim que o time se posicionou no campeonato como um dos favoritos para a final. É o que explica o jornalista Vinicius Gastin, um dos torcedores que está nessa viagem:
Quando o Botafogo foi avançando, principalmente depois do jogo contra o São Paulo, nas quartas do final, a gente já começou a cogitar a possibilidade de vir para a Argentina, né? Nós temos um amigo, o Luciano, que ele tem um Spin, já trabalha com viagens e ele levantou a possibilidade, uma vez que as passagens já estavam muito caras, da gente vir de carro. E aí a gente fechou um grupo de amigos. Fizemos os cálculos, ficou bem mais barato do que vir de avião, embora seja muito mais distante, uma viagem muito mais longa.
Além de Gastin, o grupo é formado por Luciano Gomes, Felipe Monnerat, Vinícius Ramos e Mariana Schuabb.
Torcedores contam que o trajeto foi tranquilo, mas muita paciência foi necessária para suportar a longa jornada | Foto: Arquivo pessoal
Para o nutricionista Felipe Monnerat, tem muito botafoguense e simpatizantes em Friburgo e a torcida do clube "sem dúvida é a mais animada". O torcedor apaixonado diz que ser botafoguense na cidade é uma incrível experiência:
Estou descobrindo ser botafoguense em Nova Friburgo agora, né, mas tem muita gente torcedora do Botafogo e os torcedores se identificam, se abraçam, se acolhem, formam grupos. Tem o bloco do botafogo, Botafogo da Serra, que sai todo o carnaval com mais de 400 botafoguenses. A turma se reúne em vários bairros na cidade, ultimamente até em escola.
Os torcedores contam que o trajeto foi tranquilo, mas muita paciência foi necessária para suportar a longa jornada. Uma parada em Santa Cantarina e depois no Uruguai foi feita para descansar.
Os fanáticos pelo Glorioso chegaram à Argentina nesta sexta-feira, 29, por volta de 12h.
Momento histórico para o clube
O Botafogo chega à final da Libertadores pela primeira vez na sua história, mas com bastante moral após vencer o Palmeiras por 3 a 1 na última quarta, 27, e conseguir recuperar a liderança do Campeonato Brasileiro, outro torneio que disputa o título.
Rodeados em incertezas e desconfianças, especialmente após a derrota para o mesmo Palmeiras no ano passado, em um jogo que venciam por 3 a 0 e sofreram a virada, resultando na perda do título, os jogadores demonstraram que superaram essa baixa e estão prontos para fazer história.
O confronto da final deste sábado, 30, será com o Atlético Mineiro. Os dois clubes já se enfrentaram em 84 partidas oficiais, com vantagem para o time carioca. São 36 vitórias do Glorioso, 21 empates e 27 triunfos do Galo, como é conhecida a equipe de Minas Gerais. O Botafogo também leva a melhor nos duelos de mata-mata contra o Atlético-MG: 8 a 4.
O alvinegro carioca superou o mineiro em seis dos últimos sete duelos eliminatórios. A história recente dessa rivalidade é bastante equilibrada, com cinco triunfos para o Botafogo, quatro para o Atlético-MG e um empate nos últimos dez confrontos.
A final da Copa Libertadores entre Atlético-MG e Botafogo acontece neste sábado, 30, às 17h (de Brasília).
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!