Brasil perde para Croácia nos pênaltis após empate e está fora da Copa do Mundo do Catar
Derrota nas penalidades pelas quartas de final do torneio adia sonho do hexa para 2026
O Brasil está eliminado da Copa do Mundo do Catar 2022. A seleção perdeu para a Croácia nos pênaltis por 4 a 2 após empatar em 1 a 1, nesta sexta-feira, dia 9, e teve o sonho do hexa adiado para 2026.
Primeiro tempo
A partida começou com o Brasil tomando a inciativa e tendo a primeira boa chance numa jogada individual de Vinícius Júnior. Mas, apesar do bom início, foi a Croácia que tomou conta da primeira etapa.
Logo aos 12 minutos, Luka Modrić fez boa jogada pela direita numa boa troca de passes com Juranović e finalização de Kramarić. Até os 30 minutos do primeiro tempo, a seleção croata esteve melhor.
O Brasil voltou a levar perigo nos minutos finais da primeira parte do confronto, mas não foi suficiente para dominar as investidas de ataque. Por outro lado, a Croácia teve mais posse de bola nos primeiros 45 minutos.
Segundo tempo
Já no segundo tempo, a seleção brasileira voltou com mais velocidade pelos lados e com Neymar buscando mais o jogo pelo meio-campo. As melhores oportunidades vieram pelos pés do camisa 10.
O Brasil foi superior nos primeiros 15 minutos, mas novamente a Croácia soube encontrar espaços na defesa brasileira e voltou a levar perigo em jogadas aéreas.
O desempenho ficou mais equilibrado entre as seleções, mas o cansaço foi ficando aparente e a prorrogação se desenhou pela falta de chances claras de gol no segundo tempo.
Prorrogação
Durante os 30 minutos finais, o Brasil aproveitou o evidente esgotamento físico da Croácia para fazer forte pressão com as entradas de Anthony e Rodrygo, que tiveram boas oportunidades em jogadas individuais.
Mas foi Neymar que marcou o primeiro gol da partida no último minuto do primeiro tempo da prorrogação. Numa tabela com Paquetá, o camisa 10 entrou na área e chutou sem chance para o goleiro croata.
Na segunda parte da prorrogação, a Croácia mais uma vez teve que tomar a inciativa, mas o Brasil soube se defender bem até os 11 minutos do segundo tempo, quando o atacante Petković num bom chute empatou a partida.
Penalidades
A Croácia iniciou as cobranças e abriu o placar com Vlasic. O atacante Rodrygo perdeu pelo Brasil. Depois: Majer, Casemiro, Modric, Pedro e Orsic acertaram suas cobranças na sequência, até que Marquinhos acertou a trave, definindo a eliminação brasileira.
Com o resultado negativo, a seleção brasileira volta pra casa após cinco jogos disputados no torneio. Essa é a segunda vez consecutiva que o Brasil cai nas quartas de final da Copa.
Trajetória na competição
A estreia da seleção canarinho no mundial foi com vitória diante da Sérvia, por 2 a 0. No segundo confronto ainda pela fase de grupos, os comandados de Tite conquistaram mais um triunfo perante a Suíça por 1 a 0.
A primeira derrota, entretanto, veio em duelo contra Camarões em jogo válido pela última rodada da primeira fase. Na ocasião, os reservas da amarelinha perderam por 1 a 0.
A melhor exibição do Brasil foi contra a seleção da Coreia do Sul, em partida das oitavas de final. Uma goleada por 4 a 1, colocou a seleção nas quartas para enfrentar a Croácia.
“Foi uma derrota dolorida, porém estou em paz comigo mesmo. É o fim do ciclo”, disse Tite, agora ex-técnico da seleção brasileira, em entrevista coletiva após a derrota.
Decepção da torcida em Nova Friburgo
Centenas de friburguenses acompanharam a derrota da seleção por meio de um telão | Foto: Gee Santos
Como ocorreu durante toda a competição, centenas de torcedores se reuniram no Espaço Arp, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, para assistir ao jogo contra a Croácia.
Quem foi ao local, no entanto, voltou para casa com o gosto amargo da derrota e terá que esperar mais quatro anos, até a Copa do Mundo de 2026 para se reunir na torcida pelo hexa.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.