Teresópolis: atletas comemoram retorno do calendário de montanhismo
Parques destacam necessidade de seguir os protocolos

Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é uma das cidades mais procuradas para a prática de montanhismo e escalada no Brasil. Seu relevo privilegiado faz com que o município resguarde três unidades de conservação – Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.
Por esta relevância, a reabertura dos parques na cidade à população tem sido comemorada pelos atletas. A temporada de montanhismo no Brasil, que geralmente vai de maio a setembro, foi adiada por causa da pandemia de Covid-19, e para a maioria dos centros excursionistas, como o de Teresópolis, o calendário inicia neste mês de julho.
Veja como está o funcionamento das unidades:
- Complexo do Dedo de Deus
A visitação ao Complexo do Dedo de Deus foi reaberta à população no dia 2 de junho. Além do próprio Dedo de Deus, as visitações ao Escalavrado e Dedo de Nossa Senhora também estão liberadas. Porém, os visitantes deverão atentar para o cumprimento das normas operacionais, sanitárias e sociais que visam prevenir o contágio pela Covid-19.
De acordo com comunicado nas redes sociais, para acesso às trilhas da parte alta do parque, com entrada pelas sedes de Teresópolis e Petrópolis, é necessário ter o ingresso comprado antecipadamente, pois as vagas são limitadas.
Para o setor do Complexo do Dedo de Deus é necessário realizar agendamento prévio. O visitante deverá enviar o TCRN - Termo de Conhecimento de Riscos e Normas - para o ICMBio através do email usopublico.icmbioteresopolis@icmbio.gov.br, com antecedência mínima de 48 horas e somente deverá realizar sua visita após receber a confirmação de vaga e de agendamento para o atrativo escolhido.
O parque funciona todos os dias da semana, das 8h às 17 horas. A visitação na parte alta tem horário mais estendido, das 6h às 18h30. A famosa travessia Petrópolis x Teresópolis continua fechada, sem previsão de reabertura.
- Montanhas de Teresópolis
No Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis todas as trilhas estão liberadas. As atividades de camping, de rapel e de escalada estão suspensas temporariamente. A visitação acontece de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada franca, tanto na subsede Pedra da Tartaruga, com acesso pelo bairro Granja Florestal, quanto na sede em Santa Rita, no 2º Distrito, na zona rural.
- Três Picos
Já no Parque Estadual do Três Picos, reaberto desde o dia 28 de maio, o acesso às cachoeiras, centro de visitantes, banheiros, bebedouros e parques infantis, assim como o camping Vale dos Deuses, permanecem suspensos nesta primeira etapa. A caminhada no Vale dos Deuses é permitida desde que utilizando máscaras e evitando aglomerações. O parque funciona das 8h às 17h, todos os dias, incluindo feriados.
Volta às atividades deve ser realizada com cautela
Mesmo nas trilhas onde foi autorizado o retorno das atividades de montanha, as administrações dos parques são unânimes em destacar a necessidade de seguir os protocolos de combate à Covid-19.
São obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento mínimo de 5 metros durante o deslocamento na trilha.
Também é obrigatório o descarte fora do parque de todos os resíduos, assim como a utilização de tubo para acondicionamento de dejetos, em caso de necessidade, dada a indisponibilidade de banheiros.
Ao Portal Multiplix, Fabiano Basílio, presidente interino do Centro Excursionista Teresopolitano (CET) destaca a importância de que o retorno dos montanhistas seja realizado com cautela, seguindo os protocolos e com atividades leves para o recondicionamento gradual.
“O calendário do CET será retomado no mês de julho com duas atividades mensais. Começaremos com caminhadas leves, devido a tanto tempo que ficamos parados oficialmente. Da mesma forma, indicamos trilhas fáceis que estejam bem abertas, para mantermos o distanciamento adequado. É importantíssimo também seguir todos os protocolos, como levar sempre consigo seu álcool gel, utilizar máscara adequada sempre que for possível, levar seus próprios lanches, assim como água de casa para evitar algum contato com outras pessoas, neste primeiro momento”, finaliza.