TJD-RJ mantém partida de estreia do Friburguense contra o America pela Copa Rio
Confronto que estava suspenso após ter sido adiado, ganha nova data e vai ocorrer em agosto
O Friburguense conquistou uma 'vitória' relacionada à Copa Rio nessa terça-feira, 30, fora das quatro linhas. O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) decidiu por manter o confronto de estreia da equipe da Região Serrana, após a partida ter sido adiada e até suspensa.
O tribunal ouviu as manifestações do Friburguense, do America, adversário do Frizão na primeira partida pela Copa Rio, e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Por unanimidade, o TJD-RJ aceitou o recurso do clube de Nova Friburgo.
Após a decisão, a federação de futebol do estado definiu a próxima quarta-feira, 7, às 14h45, como a data da partida entre os dois clubes. O jogo de volta deve acontecer em 10 de agosto, já que a fase seguinte do torneio se inicia no dia 21 do mesmo mês.
Ao Portal Multiplix, o diretor de futebol do Friburguense, José Eduardo Siqueira, avaliou como positiva a decisão do tribunal e disse que o resultado era o esperado, já que havia um consenso entre federação e os dois clubes envolvidos:
Ficou bem esclarecido. Se entendeu o que o Friburguense estava pedindo, e o promotor, lógico, optou por preservar a competição. A expectativa para a partida é passar de fase. O foco é na B1 [Campeonato Carioca], mas a pretensão é passar de fase, porque a gente sabe da importância da copa.
A partida estava prevista para ocorrer no dia 24 de julho, mas um problema envolvendo a inscrição de jogadores do Frizão fez com que se iniciasse um imbróglio jurídico, ocasionando o adiamento e, posteriormente, a suspensão do jogo inicial entre os clubes.
O primeiro comunicado emitido pela Ferj ocorreu ainda na noite da terça-feira, 23, alegando que a equipe da Região Serrana não havia feito a inscrição mínima de 15 jogadores no tempo hábil previsto no regulamento da competição, o que gerou uma exclusão imediata da Copa Rio.
Com muitos jogadores emprestados, clube precisou inscrever atletas das categorias de base | Foto: Divulgação/Friburguense
Assim, o Frizão daria a classificação direta ao America, primeiro adversário da equipe no torneio, para a próxima fase da Copa Rio. O clube da capital chegou a informar nas redes sociais que já estaria nas oitavas de final para um duelo contra o Volta Redonda, mas o cenário mudou em algumas horas.
A Ferj decidiu revogar a exclusão do Friburguense do campeonato, depois que o clube entrou com um recurso e inscreveu os jogadores que faltavam para completar o plantel que vai disputar o torneio. Com isso, o confronto teve apenas a data alterada de quarta, 24, para sexta, 26.
A suspensão, porém, foi feita pela federação na noite da quarta, 24, atendendo a um pedido do TJD-RJ, que se manifestou pela "segurança e continuidade da competição". Para o tribunal, fazia-se urgente uma decisão sobre o impasse para evitar um "dano irreversível" ao andamento da competição.
Com a decisão atual, o primeiro jogo vai ocorrer em Nova Friburgo, no estádio Eduardo Guinle. Já o duelo de volta será na capital do estado, no campo do America, o estádio Giulite Coutinho. O confronto marca a luta do Frizão pela taça inédita, já que amargou apenas o vice-campeonato em 2011 e 2016.
A Copa Rio conta com oito clubes da Série A1, oito da Série A2, quatro da Série B1 e quatro da Série B2. Os jogos serão realizados em sistema de mata-mata, com partidas de ida e volta. Os clubes que disputaram a elite estadual em 2023 aguardam os vencedores dos confrontos da primeira fase.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!