MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Faltando poucos dias para as Olimpíadas, seleção feminina segue preparação com Marta e cia em Teresópolis

Brasil terá mais mulheres do que homens em Paris 2024 pela primeira vez na história dos jogos

Por Rômullo Espíndola
11/07/24 - 16:29 Atualizada em 11/07/24 - 17:07
Faltando poucos dias para as Olimpíadas, seleção feminina segue preparação com Marta e cia em Teresópolis 'Rainha' Marta chegou em Teresópolis nesta semana, onde se prepara para a sexta Olimpíada | Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Futebol

A seleção brasileira feminina está completa e em ritmo final de preparação para as Olimpíadas de Paris 2024. As sete jogadoras que estavam nos Estados Unidos e faltavam para completar o grupo de trabalho de Arthur Elias na Granja Comary, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, já estão à disposição.

Nesta semana, Tarci e Lauren foram as primeiras a chegar. Depois, vieram Marta, Kerolin, Adriana, Angelina e Rafaelle. O técnico Arthur Elias conta agora com as 18 atletas inscritas para a disputa dos Jogos Olímpicos, que começam oficialmente no dia 26 de julho.

Após o período em Teresópolis, a seleção viaja rumo a Bordeaux, na França, base da equipe na fase inicial dos jogos, na quarta-feira, dia 17. A partir de quinta, 18, a equipe brasileira começará os trabalhos em campo antes do duelo contra a Nigéria, que ocorre dia 25.

Depois, a delegação embarca para Paris, a sede das Olimpíadas de 2024, para o segundo duelo, contra o Japão, dia 28, e retorna à base após a partida para o último jogo, contra a Espanha, dia 31. Esses serão os duelos válidos pela primeira fase da competição de futebol feminino.

Após o período em Teresópolis, a seleção viaja rumo a Bordeaux, na FrançaApós o período em Teresópolis, a seleção viaja rumo a Bordeaux, na França | Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Futebol

Em caso de classificação para as quartas de final, a seleção não contará com sede fixa, logo, fará os deslocamentos para as cidades-sede dos jogos eliminatórios, dependendo do chaveamento das próximas rodadas, informou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Mais representantes femininas

Pela primeira vez na história, o Brasil terá mais mulheres do que homens em uma edição de Olimpíada. Segundo a organização do evento, se há 100 anos nenhuma brasileira esteve presente nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, agora elas serão maioria na delegação 'verde e amarela'.

Até o momento, o Brasil obteve vagas olímpicas para 277 atletas. Desse total, 153 são mulheres, o que representa 55% da delegação. Em Tóquio 2020, a participação das brasileiras foi de 47%. Essa mudança no percentual de representantes femininas tem uma explicação, segundo a organização:

Entre os fatores que explicam a maior presença das mulheres é o sucesso nos esportes coletivos. As brasileiras obtiveram cotas no futebol, vôlei, handebol e rúgbi, enquanto os homens só asseguraram cotas no vôlei e no basquete. Outros esportes também contribuíram, como a ginástica artística, que levará uma equipe feminina completa e apenas dois homens.

Das 39 modalidades com presença de brasileiros, apenas cinco não contam com a participação de mulheresDas 39 modalidades com presença de brasileiros, apenas cinco não contam com a participação de mulheres | Foto: Divulgação/Comitê Olímpico Brasileiro

Ainda de acordo com a organização, das 39 modalidades com presença de brasileiros, apenas cinco não contam com participação de mulheres até o momento: basquete, ciclismo BMX Freestyle e as três disciplinas do hipismo (CCE, Saltos e Adestramento).

Antes mesmo da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, algumas competições de maior duração iniciam suas atividades no dia 24 de julho. É o caso do futebol masculino e do rúgbi. Além dessas modalidades, o handebol e o tiro com arco têm início antes da abertura oficial dos jogos, ambas no dia 25.

“Os Jogos Olímpicos são a única competição atlética verdadeiramente global, multiesportiva e comemorativa do mundo. Com mais de 200 países que participam de mais de 400 eventos nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno”, ressalta a organização da edição de 2024.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.