Governo do RJ entrega 96 câmeras corporais portáteis e de GPS veicular para o Inea
Equipamentos serão utilizados para fiscalização ambiental e poderão ser acompanhadas em tempo real
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já iniciou o uso de 96 câmeras corporais portáteis e de GPS veicular para as atividades de fiscalização ambiental no estado. Os equipamentos foram entregues pelo governo estadual na última segunda-feira, dia 1°.
A intenção é dar continuidade à implantação do Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública, Defesa Civil, Licenciamento e Fiscalização, dessa vez, com foco no trabalho relacionado ao meio ambiente.
De acordo com o governo estadual, o valor total de investimento é de R$ 1,2 milhão. O contrato prevê 142 câmeras. Os equipamentos serão usados pelos agentes da diretoria de Pós-licença e Fiscalização do Inea, além das oito superintendências regionais do órgão.
A ação busca proteger o bom servidor e, claro, o cidadão, destacou o governador Cláudio Castro (PL) durante a entrega:
Os servidores que vão lá fazer a sua fiscalização e melhorar o ambiente do nosso estado e também quem será fiscalizado. A transparência na ação pública é fundamental. A tecnologia, a transparência e os bons métodos são um caminho sem volta.
Segundo o Inea, cada superintendência regional do órgão recebeu oito câmeras corporais. Entre as cidades da área de cobertura do Portal Multiplix, as seguintes cidades contam com os novos equipamentos:
Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Sumidouro, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana.
Arraial do Cabo, Araruama, Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos. Além de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana.
Equipamentos serão usados pelos agentes da diretoria de Pós-licença e Fiscalização do Inea | Foto: Divulgação/Inea
Ainda conforme o Inea, as ações de fiscalização ambiental, a partir desta implantação das câmeras, poderão ser acompanhadas em tempo real pela corregedoria, presidência e diretorias do Inea, com acesso via Web Browser pelo gestor online.
O serviço também contará com a guarda das imagens: um ano para gravações marcadas como ocorrências e de 60 dias para capturas de imagens de rotina. Já as operações consideradas sensíveis terão a guarda permanente das imagens.
O presidente do Inea, Renato Jordão, ressaltou que 72 câmeras foram distribuídas pelo estado e 24 delas estão na capital: “Com transparência, responsabilidade e dedicação, estamos construindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, comentou.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!